Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24007
Tipo: | Tese |
Título: | Escrever: navegações a um canto por vir |
Autor(es): | Valverde, Juliana de Almeida |
Primeiro Orientador: | Junqueira, Maria Aparecida |
Resumo: | Este trabalho é um impulso ao movimento de uma escrita que se experimenta navegando à percepção da própria paisagem por vir de escrever. A hipótese é a de que seu desaguar potencialize encontros com o princípio criativo e seus segredos, transbordando para navegares além, ao considerar que o acontecimento de uma escrita (o sujeitar-se ao movimento dela) promove o experienciar ligado a metamorfoses de tempo, espaço e sujeito. Objetiva abeirar os segredos da escrita ao mistério do canto das sereias; questionar como a presença de uma escrita pode se desdobrar via percepção em diferentes paisagens de escrever; caminhar a uma fenomenologia do escrever criativo; indagar as ligações da lembrança e da sensação com a criação; e atentar ao escrever que está a caminho, levando em conta a errância e o recomeçar, incessantes, que o colocam no meio, sem início ou fim. Justifica-se pela ampliação da fortuna crítica voltada à escrita criativa, contribuindo para a difusão dos estudos relacionados ao fazer (artístico), pelos vieses dos fazedores. Ecoa principalmente ideias do ensaio “O canto das Sereias”, de Maurice Blanchot (2005), evocando as metamorfoses pela experiência em Marcel Proust (1988); bem como a poética da paisagem e o sujeito perceptivo em Michel Collot (2013); a fenomenologia da percepção em Merleau-Ponty (2018); o rizoma e o corpo sem órgãos em Deleuze e Guattari (2011; 2012); e o Sensacionismo em Fernando Pessoa (1974). Aposta em um formato mais experimental e associa-se a uma vertente de trabalho científico do campo literário que visa a contribuir com a aproximação ciência e arte |
Abstract: | This study is an impulse towards the movement of a writing that experiences itself navigating through the perception of a landscape to come of writing. The hypothesis is that its outflow potentiates encounters with the creative principle and its secrets, overflowing to further navigations when considering that a writing event (the act of subjecting oneself to the writing movement) promotes an experience tied to time, space, and subject metamorphoses. The aim of this study is: to approach from the secrets of writing to the mystery of the song of the sirens; to question how the presence of a writing can unfold itself via the perception in different landscapes of writing; to move towards a phenomenology of the creative writing; to inquire the links of recollection and sensation with the creation; and to pay attention to the writing that is on the way, taking the errancy and the recommencement into account, both incessant, putting the writing in the middle, without beginning or end. This work is justified by the expansion of the critical fortune on creative writing, contributing to the dissemination of the studies related to the (artistic) creation, from the creators’ perspective. We echo mainly ideas from the essay “The Song of the Sirens”, by Maurice Blanchot (2005), evoking the metamorphoses through the experience in Marcel Proust (1988); as well as the landscape poetics and the perceptive subject in Michel Collot (2013); the phenomenology of perception in Merleau-Ponty (2018); the rhizome and the body without organs in Deleuze and Guattari (2011; 2012); and Sensationism in Fernando Pessoa (1974). This study takes a chance on a more experimental format and is associated with scientific work in the literary field that aims to contribute to bringing science and art closer together |
Palavras-chave: | Escrita criativa O canto das sereias Poética da paisagem Creative writing The song of the sirens Landscape poetics |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária |
Citação: | Valverde, Juliana de Almeida. Escrever: navegações a um canto por vir. 2021. Tese (Doutorado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24007 |
Data do documento: | 29-Jan-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Juliana de Almeida Valverde.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.