REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23982
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Sueli Maria Lopes Galvão de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6513901849645272pt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Gisele Regina de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1130259376735734pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-16T14:50:51Z-
dc.date.available2021-11-16T14:50:51Z-
dc.date.issued2021-10-04-
dc.identifier.citationSouza, Sueli Maria Lopes Galvão de. Desafios dos docentes na prática pedagógica de cursos técnico. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23982-
dc.description.resumoA docência, ao longo da história, traz em sua essência uma beleza singular e muitos desafios para aqueles que a veem como uma prática que promove a realização dos sonhos, a transformação das pessoas e da sociedade. O objetivo desta pesquisa foi identificar os desafios da prática pedagógica e capacitar os docentes do Senac Itapetininga. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, de natureza exploratório-descritiva. Como ferramenta metodológica utilizou-se a técnica de grupo focal como instrumento para coleta dos dados, em que as perguntas norteadoras foram focadas nas dificuldades didáticas e pedagógicas dos docentes. A conversa foi gravada e, na sequência, transcrita para possibilitar a análise de conteúdo segundo Laurence Bardin, com critério temático e categorização dos resultados. Na sequência, ocorreu a capacitação com o Método da Problematização com o Arco de Maguerez, pela qual foi estudado o problema referente às lacunas/dificuldades de aprendizagem trazidas pelos alunos. Foram 20 horas de atividades síncronas e assíncronas. Na avaliação da capacitação, os docentes apontaram que muitos aprendizados poderão ser agregados e aplicados no contexto da sala de aula, no desenvolvimento de Unidades Curriculares e, com isso, ampliar as formas de aprender dos alunos, estimulando a iniciativa, o protagonismo e a construção coletiva e criativa para os problemas vivenciados, além de poder responder com mais profundidade aos desafios da docência e da sociedade atualpt_BR
dc.description.abstractTeaching, throughout history, brings in its essence a unique beauty and many challenges for those who see it as a practice that promotes the realization of dreams, the transformation of people and society. The objective of this research was to identify the challenges of pedagogical practice and train the teachers at Senac Itapetininga. This is a study with a qualitative approach, of an exploratory-descriptive nature. As a methodological tool, the focus group technique was used as an instrument for data collection, in which the guiding questions were focused on the didactic and pedagogical difficulties of the teachers. The conversation was recorded and then transcribed to enable content analysis according to Laurence Bardin, with thematic criteria and categorization of results. Afterwards, there was the training with the Problematization Method with the Arch of Maguerez, through which the problem related to learning gaps/difficulties brought by the students was studied. There were 20 hours of synchronous and asynchronous activities. In the assessment of training, the professors pointed out that many learnings can be aggregated and applied in the context of the classroom, in the development of Curricular Units and, with this, expand the ways in which students learn, stimulating initiative, protagonism and construction collective and creative for the problems experienced, in addition to being able to respond in greater depth to the challenges of teaching and of today's societyen_US
dc.description.sponsorshipServiço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo - SENACpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Médicas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúdept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores - Formação profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectTeachers - Occupational trainingen_US
dc.subjectProfessional educationen_US
dc.subjectTechnical educationen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleDesafios dos docentes na prática pedagógica de cursos técnicopt_BR
dc.title.alternativeChallenges of teachers in the pedagogical practice of technical coursesen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sueli Maria Lopes Galvão de Souza.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.