REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23967
Tipo: Dissertação
Título: Formação de professores alfabetizadores: desafios da docência
Autor(es): Wasilewski, Cassiana da Silva
Primeiro Orientador: Noffs, Neide de Aquino
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo apresentar a formação das(os) professoras(es) alfabetizadores em exercício nas séries iniciais de três escolas da rede municipal de São Paulo, na região oeste, e levantar alguns aspectos dessa formação que se refletem na prática, elencando os conhecimentos essenciais que a(o) professora(a) alfabetizador apresenta por meio da elaboração um perfil das(os) professoras(es) alfabetizadoras(es), entrevistados, regentes dos 1º e/ou 2o anos do ensino fundamental I na PMSP na DRE Butantã. Para isso, realizamos um estudo sobre os métodos de ensino da leitura e escrita e procuramos identificar alguns aspectos da formação inicial que fundamentam as práticas na PMSP. As(os) professoras(es) de alfabetização, que ingressam na rede municipal, passam por um processo legal ao assumir seu cargo público ou ao aceitar um contrato de trabalho. Além disso, ao ingressarem, enfrentam dificuldades diversas principalmente em classes de alfabetização. Uma formação inicial que fundamente a aprendizagem dos processos de leitura e escrita é um importante passo para garantir a formação das(os) professoras(es) alfabetizadoras(es). Elaborar um perfil dos profissionais alfabetizadoras(es) pode oferecer um entendimento das reais necessidades que envolvem o processo de alfabetização no sentido de compreender quais aspectos da sua formação inicial (faculdade) que contribuem efetivamente para uma ação pedagógica na alfabetização das crianças. Adotamos um referencial teórico voltado para as pesquisas sobre a alfabetização, letramento, métodos de alfabetização e formação de professoras(es) sob uma perspectiva crítica e do ponto de vista da psicogênese da língua escrita e das interações sociais. A metodologia é qualitativa com análise documental, leitura bibliográfica específica e entrevistas, trilhando um referencial teórico com Braslavsky (1971), Feldmann (2017), Ferreiro (1990 e 2006), Goodman (1995), Kato (1988), Noffs (2018), Soares (2004 e 2018), entre outros. Os resultados esperados estão associados às lacunas existentes na formação acadêmica inicial e nos desdobramentos na alfabetização das crianças
Abstract: The objective of this research is to present the training of the current literacy teachers in the initial grades of three schools of the São Paulo Municipal School, in the West region, and to research some aspects of this formation that are reflected in the practice, listing the essential knowledge that the literacy teacher presents by through the elaboration of a profile about the literacy teachers, interviewees, regents of the 1st and / or 2nd years of the Elementary School at PMSP at DRE Butantã. We made a study about the teaching methods of reading and writing, then we tried to identify some aspects of this initial formation that underlie their practices in PMSP. Literacy teachers who join the Municipal Network go through a legal process when taking up their public office or accepting a work contract. When entering these professionals face several difficulties, especially in literacy classes. An initial education that underpins the learning of reading and writing processes is an important step to ensure the training of literacy teachers. Profiling literacy professionals can provide an understanding of the real needs surrounding the literacy process in order to understand which aspects of their initial education (faculty) effectively contribute to pedagogical action in children's literacy. We will adopt a theoretical framework focused on research on literacy, literacy methods and teacher education from a critical perspective and from the point of view of written language psychogenesis and social interactions. The methodology will be qualitative with documentary analysis, specific bibliographic reading and interviews, following a theoretical framework with Braslavsky (1971), Feldmann (2017), Ferreiro (1990 e 2006), Goodman (1995), Kato (1988), Noffs (2018), Soares (2004 e 2018), among others. Expected outcomes are associated with gaps in early education and child literacy outcomes
Palavras-chave: Professores - Formação profissional
Professores alfabetizadores - Formação profissional
Alfabetização
Teachers - Occupational training
Reading teachers - Occupational training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Wasilewski, Cassiana da Silva. Formação de professores alfabetizadores: desafios da docência. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23967
Data do documento: 30-Abr-2020
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