REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23958
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbreu, Ticiane Caldas de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6321081675172133pt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Luiz Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1974637581180796pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-09T12:40:34Z-
dc.date.available2021-11-09T12:40:34Z-
dc.date.issued2020-06-10-
dc.identifier.citationAbreu, Ticiane Caldas de. As áfricas no ensino de História da Rede Municipal Educação de Florianópolis. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23958-
dc.description.resumoA presente pesquisa busca problematizar as experiências de implementação da Lei Federal nº 10.639/03, no campo de estudos africanos em Santa Catariana, vislumbrando como as abordagens dos conteúdos relacionados à História e Cultura Africana e Afro-brasileira, está sendo difundida no ensino fundamental II nas escolas da rede pública de Florianópolis/SC. Especificamente compreender quais ideias acerca do continente africano permeia o imaginário das/os estudantes das turmas do 8º e 9º ano, das escolas EBM Beatriz de Souza Brito e EBM Doutor Paulo Fontes, e assim sendo possível contribuir com a cadeia de conhecimento relacionado aos estudos africanos no Brasil, especialmente em Santa Catarinapt_BR
dc.description.abstractThe current research aims to problematize the experiences of the implementation of the Federal Law number 10.639/03, within the African studies’ field in Santa Catarina, Brazil, glistering how such approaches to the contents related to African and Afro-Brazilian History and Culture are being disseminated in elementary education of the public schools in Florianópolis/SC. Specifically, the research seeks to understand which ideas about the African continent permeates the imaginary of 8th and 9th grade students from the Basic Education schools Beatriz de Souza Brito and Doutor Paulo Fontes, thus, turning possible the contribution to the knowledge chain related to African studies in Brazil, especially in Santa Catarinaen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Históriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003]pt_BR
dc.subjectÁfrica - História - Estudo e ensino - Brasilpt_BR
dc.subjectMulticulturalismo - Santa Catarina, SCpt_BR
dc.subjectBrazil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003]en_US
dc.subjectAfrica - History - Study and teaching - Brazilen_US
dc.subjectMulticulturalism - Santa Catarina (Brazil : State)en_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleAs áfricas no ensino de História da Rede Municipal Educação de Florianópolispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ticiane Caldas de Abreu.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.