Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23958Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Abreu, Ticiane Caldas de | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6321081675172133 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Dias, Luiz Antonio | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1974637581180796 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2021-11-09T12:40:34Z | - |
| dc.date.available | 2021-11-09T12:40:34Z | - |
| dc.date.issued | 2020-06-10 | - |
| dc.identifier.citation | Abreu, Ticiane Caldas de. As áfricas no ensino de História da Rede Municipal Educação de Florianópolis. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23958 | - |
| dc.description.resumo | A presente pesquisa busca problematizar as experiências de implementação da Lei Federal nº 10.639/03, no campo de estudos africanos em Santa Catariana, vislumbrando como as abordagens dos conteúdos relacionados à História e Cultura Africana e Afro-brasileira, está sendo difundida no ensino fundamental II nas escolas da rede pública de Florianópolis/SC. Especificamente compreender quais ideias acerca do continente africano permeia o imaginário das/os estudantes das turmas do 8º e 9º ano, das escolas EBM Beatriz de Souza Brito e EBM Doutor Paulo Fontes, e assim sendo possível contribuir com a cadeia de conhecimento relacionado aos estudos africanos no Brasil, especialmente em Santa Catarina | pt_BR |
| dc.description.abstract | The current research aims to problematize the experiences of the implementation of the Federal Law number 10.639/03, within the African studies’ field in Santa Catarina, Brazil, glistering how such approaches to the contents related to African and Afro-Brazilian History and Culture are being disseminated in elementary education of the public schools in Florianópolis/SC. Specifically, the research seeks to understand which ideas about the African continent permeates the imaginary of 8th and 9th grade students from the Basic Education schools Beatriz de Souza Brito and Doutor Paulo Fontes, thus, turning possible the contribution to the knowledge chain related to African studies in Brazil, especially in Santa Catarina | en_US |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Sociais | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em História | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Brasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003] | pt_BR |
| dc.subject | África - História - Estudo e ensino - Brasil | pt_BR |
| dc.subject | Multiculturalismo - Santa Catarina, SC | pt_BR |
| dc.subject | Brazil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003] | en_US |
| dc.subject | Africa - History - Study and teaching - Brazil | en_US |
| dc.subject | Multiculturalism - Santa Catarina (Brazil : State) | en_US |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| dc.title | As áfricas no ensino de História da Rede Municipal Educação de Florianópolis | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em História | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Ticiane Caldas de Abreu.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

