REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
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dc.creatorMoll, Sonja Gabriella-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9283352466527060pt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Clarilza Prado de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4090219754109759pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-03T13:29:09Z-
dc.date.available2021-11-03T13:29:09Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationMoll, Sonja Gabriella. Docência no contexto da pandemia da covid-19 em 2020: possíveis representações de professores sobre seu trabalho. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23865-
dc.description.resumoA pandemia global causada pelo surto da Covid-19 e as medidas tomadas para conter a contaminação no Brasil desde março de 2020 tiveram um impacto profundo no trabalho dos professores. Esta pesquisa teve como objetivo geral desvelar as representações que professores vêm construindo sobre ser professor no contexto do ensino remoto emergencial imposto pela pandemia da Covid-19 em 2020. A pesquisa se apoia conceitualmente em teóricos que defendem uma atuação docente fortalecida em sua dimensão criativa e reflexiva e consideram o professor como produto e produtor de seus contextos profissionais. A Teoria das Representações Sociais de Sèrge Moscovici (1978) embasa a metodologia escolhida, tanto para a construção do objeto de pesquisa quanto como instrumento de coleta de dados. Se apoia também em contribuições de outros autores para compreender o desdobramento da teoria original, como Denise Jodelet (2009) e Jean-Claude Abric (2001). A coleta de dados junto aos 72 professores participantes desta pesquisa foi conduzida mediante a aplicação de um Teste de Associação Livre de Palavras (TALP). Os dados obtidos foram processados pelo software próprio para pesquisas apoiadas na Teoria das Representações Sociais, o IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de questionnaires). A análise quanti-qualitativa dos dados desvelam elementos de possíveis representações sobre ser professor na pandemia, como desafio, preocupação e medo mas também indicou ausências importantes nesta representação, como solidariedade, vínculos e formação continuada em tecnologia. Com base nesses resultados foi possível extrair conteúdos para orientar os formadores que darão uma devolutiva para os professores participantes, com a intenção de atender os professores em suas necessidades formativas reveladas por meio da pesquisa conduzida na vivência de sua docência em tempos pós-pandêmicospt_BR
dc.description.abstractThe global pandemic caused by the Covid-19 outbreak and the measures taken to contain the contamination in Brazil since March 2020 have had a profound impact on the work of teachers. This research aims to unveil constitutive elements of possible social representations created by teachers in their spheres of virtual interaction about being a teacher in the pandemic. The research is based conceptually on theorists who defend teaching practices that are strengthened in their creative and reflective dimension and which considers the teacher as a product and producer of their professional contexts. Sèrge Moscovici's Theory of Social Representations (1978) underpins the methodological choice for the construction of both the research object and the research tool for data collection. This research is also supported by contributions from further authors committed to the systematization and development of the original theory, such as Denise Jodelet (2009) and Jean-Claude Abric (2001). Data collection from the teachers invited to participate in this research was conducted through the application of a Word Association Task. The resulting data were processed by the software IRaMuTeQ (R interface pour les Multidimensional Analyzes de Textes et questionnaires), understood as fitting for research supported by the Theory of Social Representations. The quantitativequalitative analysis of the data reveals elements of possible representations about being a teacher in the pandemic, but also shows important absences, which point to a frail sense of solidarity among teachers and the need for continuous teacher training programs around the pedagogical use of technology. Based on these results, it was possible to extract content to guide the responsible teacher training teams in their tasks to give the participating teachers feedback regarding the research that was conducted based on their responses. Further the results serve to assist teachers in their needs revealed through this research to strengthen their teaching practices in post-pandemic timesen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadorespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectCOVID-19 (Doença)pt_BR
dc.subjectProfessores - Formação profissionalpt_BR
dc.subjectSocial representationsen_US
dc.subjectCovid-19en_US
dc.subjectTeachers - Occupational trainingen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDocência no contexto da pandemia da covid-19 em 2020: possíveis representações de professores sobre seu trabalhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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