Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23851
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Marinho, Luciano | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9960754076693005 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Liberali, Fernanda Coelho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0046483605366023 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-03T13:29:04Z | - |
dc.date.available | 2021-11-03T13:29:04Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-18 | - |
dc.identifier.citation | Marinho, Luciano. Os desafios para o uso das geotecnologias aplicadas à alfabetização cartográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23851 | - |
dc.description.resumo | O avanço tecnológico trouxe mudanças significativas no cotidiano da escola. O surgimento das tecnologias digitais trouxe novas ferramentas para o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando a atualização dos métodos de ensino da Geografia. As geotecnologias se mostram muito presentes na área da cartografia e do sensoriamento remoto. Entretanto, suas potencialidades, como instrumento formativo na construção e aprimoramento da linguagem cartográfica nas escolas, não podem ser desprezadas, tampouco a inserção social que essas ferramentas podem promover por meio da inclusão digital. Esta pesquisa, de caráter qualitativo e colaborativo, tem como objetivo geral analisar os desafios enfrentados pelos professores pedagogos dos anos iniciais do ensino fundamental I em relação ao uso das geotecnologias para fins de alfabetização cartográfica e ensino da Geografia. Além deste objetivo, nos debruçamos em compreender como ocorre o processo de ensino da Geografia quando o professor atuante não é o geógrafo e sim o professor polivalente pedagogo. Esta dissertação fez uso de questionário (Google Forms), realizado com 39 professores(as) da educação básica, que atuam nos anos iniciais, do ensino fundamental I, no contexto de escolas públicas e privadas do município de São Paulo/SP. Também fez uso do Grupo de Discussão com 04 participantes que contribuíram com o questionário, em complemento e aprofundamento às informações obtidas nesse questionário. Os resultados apontam que o uso das geotecnologias como ferramentas auxiliares na construção da linguagem cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental I, ainda é bastante tímido. A insegurança em lecionar os conteúdos da ciência geográfica, escancara a fragilidade da formação inicial e continuada do pedagogo, não só em relação à Geografia, mas também em relação às novas tecnologias digitais, no caso as geotecnologias. Por ser tratar de uma pesquisa com intenção crítica e colaborativa, fizemos levantamento dos principais desafios e levantamento das necessidades formativas para proposição de futuras propostas de formação continuada de professores | pt_BR |
dc.description.abstract | Technological advances have brought significant changes to the daily life of the school. The emergence of digital technologies brought new tools to the teaching-learning process, enabling the updating of Geography teaching methods. Geotechnologies are very present in the area of cartography and remote sensing. However, its potential as a formative instrument in the construction and improvement of cartographic language in schools cannot be denied, nor the social inclusion that these tools can promote through digital inclusion. This qualitative and collaborative research aims to analyze the challenges faced by pedagogue teachers in the early years of elementary school I in relation to the use of geotechnologies for the purposes of cartographic literacy and teaching of geography. In addition to this objective, we focus on understanding how the process of teaching Geography takes place when the acting teacher is not the geographer but the multipurpose pedagogue teacher. This dissertation used a survey (Google Forms), carried out with 39 teachers of basic education, who work in the early years of elementary school, in the context of public and private schools in the city of São Paulo/SP. We also used the Discussion Group to complement and deepen the information obtained from the survey. The results show that the use of geotechnologies as auxiliary tools in the construction of cartographic language in the early years of elementary school I is still quite timid. The insecurity in teaching the contents of geographic science, reveals the fragility of the initial and continuing education of the pedagogue, not only in relation to Geography, but also in relation to new digital technologies, in this case, geotechnologies. As this is a research with a critical and collaborative intention, we surveyed the main challenges and surveyed the training needs to propose future proposals for continuing teacher education | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geotecnologias | pt_BR |
dc.subject | Cartografia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Geografia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Geotechnologies | en_US |
dc.subject | Cartographic - Study and teaching | en_US |
dc.subject | Geography - Study and teaching | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Os desafios para o uso das geotecnologias aplicadas à alfabetização cartográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Challenges for the use of geotechnologies applied to cartographic literacy in the early years of elementary school | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luciano França Marinho.pdf | 2,61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.