REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23848
Tipo: Dissertação
Título: Saberes e conhecimentos necessários ao diretor de escola para a implementação da gestão participativa
Título(s) alternativo(s): Requirements and knowledge needed by the school principal to implement a participative management
Autor(es): Oliveira, André Dias de
Primeiro Orientador: André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Resumo: Na atualidade, observamos a crescente demanda pela participação dos sujeitos na sociedade, e também da comunidade na escola pública, especialmente após o processo de democratização do ensino, com o advento da Constituição Federal de 1988. A temática da participação vem ganhando destaque nas discussões da escola contemporânea por ser considerada um meio essencial para a promoção da democratização do setor público educacional. Pretendendo pensar a gestão participativa no contexto da educação, partimos da seguinte questão norteadora: quais são os saberes e conhecimentos necessários ao diretor de escola para a implementação da gestão participativa? Para respondermos a esse questionamento, apresentamos como objetivo: analisar os saberes e conhecimentos necessários ao diretor de escola para a implementação da gestão participativa. Esta pesquisa foi realizada no contexto das escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental e Ensino Médio administradas pela Diretoria de Ensino Norte 2, situada na zona norte da capital de São Paulo. Os sujeitos pesquisados foram três diretores de escola, que exercem suas funções em escolas da diretoria de ensino Norte 2. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, e utilizamos como procedimentos metodológicos análise de documentos, especialmente a Resolução SE nº 56/2016 (SÃO PAULO, 2016), e entrevista semiestruturada com os três diretores. Nosso referencial teórico é composto pelos seguintes autores: Luck (2006), Libâneo (2005), Severino (1992), Freire (2007), Demo (2001), Paro (2000), Imbernón (2011), Tardif (2002), entre outros. Como resultados da pesquisa, os diretores apontam que na formação para os gestores devem ser contempladas algumas dimensões importantes no contexto da sua ação, como os mecanismos de construção da gestão participativa, a partir do compartilhamento de responsabilidades, e a articulação com os órgãos colegiados: Conselhos, Associação de Pais e Mestres e Grêmio Estudantil. Eles também indicam requisitos necessários para a implementação da gestão participativa, tais como a humanização no espaço escolar, o desenvolvimento do diálogo com a comunidade escolar e local, o fortalecimento da cultura do pertencimento, a construção de um trabalho colaborativo e a resolução de conflitos, a fim que todos sintam-se parte da escola e participem ativamente das tomadas de decisões e das ações no âmbito escolar e da sociedade
Abstract: Nowadays, we observe the growing demand for the participation of citizens in society, and also of the community in public schools, especially after the process of democratization of teaching, with the advent of the Federal Constitution of 1988. The thematic about participation has been gaining prominence in the discussions of the contemporary school because it is considered an essential means to promote the democratization of the public education sector. Intending to think about participative management in the context of education, we start from the guiding question: what is the knowledge needed by the school principal for the implementation of participative management? To answer this question, we present as our objective: to analyze the knowledge needed by the school principal for the implementation of participative management. This research was carried out in the context of the state public institutions of elementary and high school administered by the Directorate of Education North 2, located in the north of the capital of São Paulo. The surveyed participants were three school principals, who exercise their functions in schools of the Directorate of Education North 2. The research approach was qualitative, and we used document analysis, especially Resolution SE 56/2016 (SÃO PAULO, 2016), and semi-structured interviews with the three principals as methodological procedures. Our theoretical framework is composed by the following authors: Luck (2006), Libâneo (2005), Severino (1992), Freire (2007), Demo (2001), Paro (2000), Imbernón (2011), Tardif (2002), among others. As a result of the research, the principals indicate that, in the training for school managers, some important dimensions must be considered in the context of their action, such as the mechanisms for building participative management, based on the sharing of responsibilities, and the articulation with collegiate bodies: Councils, Parents and Teachers Association and Student Union. They also mention necessary requirements for the implementation of participative management, such as humanization in the school space, the development of dialogue with the school and local community, the strengthening of the culture of belonging, the construction of collaborative work and the resolution of conflicts, so that everyone feels part of the school and actively participates in decision-making and actions in the school and society
Palavras-chave: Diretores escolares
Escolas - Organização e administração - Participação dos pais
Diretores escolares - Atitudes
School principals
School management and organization - Parent participation
School principals - Attitudes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Oliveira, André Dias de. Saberes e conhecimentos necessários ao diretor de escola para a implementação da gestão participativa. 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23848
Data do documento: 30-Abr-2021
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
André Dias de Oliveira.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.