REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23837
Tipo: Dissertação
Título: Capacitação docente: eficaz para as práticas de comunicação não violenta
Título(s) alternativo(s): Teacher training: effective for non-violent communication practices
Autor(es): Coltri, Ana Maria Nastri Manfredini
Primeiro Orientador: Cesaretti, Mário Luis Ribeiro
Resumo: Introdução: A violência presente na sociedade contemporânea tornou-se tema relevante no ambiente escolar e comunitário, enquanto necessidade de mudanças por relações humanas mais positivas. A Comunicação Não Violenta (CNV) busca a resolução de conflitos por meio de diversas práticas que estimulam a compaixão e a empatia. Objetivo: capacitar os docentes do ensino médio integrado ao técnico, a utilizarem os princípios da CNV, a fim de difundir a cultura de paz. Metodologia: estudo exploratório, descritivo, prospectivo e com abordagem qualitativa. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 35 docentes e 40 estudantes, buscando analisar como se dá a comunicação e o manejo de conflitos no ambiente escolar. Os docentes foram então divididos em um grupo experimental (n=20), que participou de duas oficinas utilizando-se as ferramentas da CNV, e um grupo controle (n=15), que não recebeu nenhuma intervenção. Após as oficinas, os alunos, cegos sobre quais docentes participaram das oficinas, foram novamente entrevistados para apontar indicadores se ocorreu ou não sensibilização dos docentes e relação à CNV. A coleta de dados ocorreu virtualmente utilizando a plataforma Teams, no período de março a maio de 2021. Para a interpretação dos dados qualitativos foi utilizado o método de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Resultados: Estudantes e docentes identificaram mudanças no comportamento dos participantes do grupo experimental, sendo criadas alternativas de comunicação mais assertivas e menos violentas no manejo de conflitos dentro da escola. Além disso, passaram a valorizar e respeitar mais as vivências, diversidades e experiências individuais e coletivas, ampliando a compreensão de si e de seu pertencimento no espaço escolar. Conclusão: os docentes do grupo experimental foram sensibilizados e capacitados a utilizarem os pilares que norteiam a CNV, fomentando e sendo multiplicadores de uma cultura de paz
Abstract: Introduction: The violence present in contemporary society has become a relevant issue in the school and community environment, as a need for changes for more positive human relationships. Nonviolent Communication (CNV) seeks to resolve conflicts through various practices that encourage compassion and empathy. Objective: to train teachers of secondary education integrated to technical, to use the principles of the CNV, in order to spread the culture of peace. Methodology: exploratory, descriptive, prospective study with a qualitative approach. The research was approved by the Research Ethics Committee of the Faculty of Medical and Health Sciences of the Pontifical Catholic University of São Paulo. Semi-structured interviews were conducted with 35 teachers and 40 students, seeking to analyze how communication and conflict management take place in the school environment. The professors were then divided into an experimental group (n=20), which participated in two workshops using the CNV tools, and a control group (n=15), which did not receive any intervention. After the workshops, the students, blind about which teachers participated in the workshops, were again interviewed to point out indicators whether or not the awareness of the teachers and the relation to the CNV occurred. Data collection took place virtually using the Teams platform, from March to May 2021. For the interpretation of qualitative data, Laurence Bardin's content analysis method was used. Results: Students and teachers identified changes in the behavior of participants in the experimental group, creating more assertive and less violent communication alternatives in dealing with conflicts within the school. In addition, they began to value and respect more individual and collective experiences, diversities and experiences, expanding their understanding of themselves and their belonging in the school environment. Conclusion: the professors of the experimental group were sensitized and trained to use the pillars that guide the CNV, fostering and being multipliers of a culture of peace
Palavras-chave: Violência
Comunicação
Educação
Violence
Communication
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Lima, Lillian Gattelli. Capacitação docente: eficaz para as práticas de comunicação não violenta. 2021. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23837
Data do documento: 29-Jul-2021
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