REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23806
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira Filho, Vicente Henrique de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7297432707071800pt_BR
dc.contributor.advisor1Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira-
dc.date.accessioned2021-10-22T19:56:37Z-
dc.date.available2021-10-22T19:56:37Z-
dc.date.issued2021-06-08-
dc.identifier.citationOliveira Filho, Vicente Henrique de. A percepção e o imaginário do pedagogo docente como tessituras no processo de ensinar matemática por meio da tecnologia. 2021.138 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23806-
dc.description.resumoNesta tese, apresenta-se um modelo teórico que caracteriza os tipos de conhecimentos requeridos para um docente de Matemática atuar em ambientes de aprendizagem com o auxílio de tecnologia digital. Mishra e Koehler (2006) criaram o modelo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), cujo objetivo é subsidiar o desenvolvimento do trabalho docente nos diferentes contextos de aprendizagem, integrando conteúdos curriculares, práticas pedagógicas e tecnologia. Nesta tese reconhece-se a importância desses três aspectos abordados pelo TPACK e argumenta sobre a necessidade de considerar o conhecimento imaginário enquanto elemento importante para atuação docente. O pressuposto geral do modelo proposto TPACKI considera que as escolhas do docente sobre conteúdos, práticas pedagógicas e tecnologias a utilizar estão submetidas aos registros contidos no seu imaginário. Ou seja, a historicidade de vida do docente em experiências positivas, ou não, direcionam as suas preferências para exercer a profissão. Para definir o modelo foram desenvolvidas as seguintes etapas: (i) delimitação do problema, (ii) revisão da literatura pertinente ao tema em estudo, (ii) realização de um estudo de caso com coleta de dados por entrevistas em uma pesquisa qualitativa junto a oito docentes de Matemática do ensino fundamental, (iii) análise dos dados aplicando a Análise Textual Discursiva (ATD), (iv) apresentação de três categorias emergentes surgidas da ATD, quando se associam as falas dos entrevistados à fundamentação teórica e à interpretação deste autor, (v) proposição do modelo com detalhada argumentação e análise crítica sobre a delimitação do que se denominou “conhecimento imaginário criativo”, (vi) aplicação do modelo por meio de exemplos retirados da pesquisa qualitativa realizada. O modelo mostra-se realizável na prática, reconhecendo os mecanismos de organização do pensamento do docente de Matemática. Assim, caracteriza a importância de uma realidade interativa entre a percepção do professor, concretizada no seu imaginário, e os conhecimentos sobre conteúdos curriculares, práticas pedagógicas e utilização de tecnologias para aprimorar o seu desempenho profissionalpt_BR
dc.description.abstractIn this thesis, a theoretical model is presented that characterizes the types of knowledge required for a mathematics teacher to act in learning environments with the aid of digital technology. Mishra and Koehler (2006) created the TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) model, whose objective is to subsidize the development of teaching work in different learning contexts, integrating curricular content, pedagogical practices, and technology. In this thesis recognize the importance of these three aspects addressed by TPACK and argues about the need to consider imaginary knowledge as an important element for teaching performance. The general assumption of the proposed model TPACKI considers that the teacher's choices about content, pedagogical practices, and technologies to be used are subject to the records contained in his imagination. That is, the historicity of the teacher's life in positive experiences, or not, directs their preferences to practice the profession. To define the model, the following steps were developed: (i) delimitation of the problem, (ii) review of the literature relevant to the topic under study, (ii) conducting a case study with data collection through interviews in a qualitative research with eight mathematics teachers in elementary school, (iii) data analysis using Discursive Textual Analysis (ATD), (iv) presentation of three emerging categories arising from ATD, when the interviewees' statements are associated with the theoretical foundation and the interpretation of this author , (v) proposition of the model with detailed argumentation and critical analysis on the delimitation of what was called “creative imaginary knowledge”, (vi) application of the model through examples taken from the qualitative research carried out. The model proves to be feasible, recognizing the mechanisms of organization of mathematics teaching thinking. Thus, it characterizes the importance of an interactive reality among the perception of the teacher, concretized in his imagination, and the knowledge about curricular content, pedagogical practices and the use of technologies to improve his professional performancept_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectPensamento criativopt_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teaching - Technological innovationspt_BR
dc.subjectCreative thinkingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA percepção e o imaginário do pedagogo docente como tessituras no processo de ensinar matemática por meio da tecnologiapt_BR
dc.title.alternativeThe perception and imaginary of the teaching pedagogue as tessituras in the process of teaching mathematics through technologypt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vicente Henrique de Oliveira Filho.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.