REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23773
Tipo: Dissertação
Título: O desemparedamento das práticas dos profissionais de Educação Infantil: uma reflexão a partir do Programa de Educação Tutorial (PET)
Autor(es): Queiroz, Katia Alves Santos
Primeiro Orientador: Noffs, Neide de Aquino
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo refletir criticamente sobre o conceito de desemparedamento e demonstrar como o Programa de Educação Tutorial (PET) contribui para a formação do docente, a fim de enfrentar os desafios em sala e transformar a sua prática a partir do ensino, da pesquisa e da extensão. Para tanto, a presente pesquisa avançou em dois eixos: no primeiro, faz-se uma reflexão sobre o conceito de desemparedamento, a fim de lhe propor uma nova significação, que avance para além de sua dimensão geográfico-espacial, e envolva a dimensão da prática pedagógica do professor de Educação Infantil. No segundo eixo, reflete sobre a importância do Programa de Educação Tutorial na formação do aluno do curso de pedagogia. As discussões basearam-se na experiência da autora como aluna participante do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) no período entre o início do segundo semestre de 2015 e o encerramento de 2016, sob a perspectiva da elaboração e desenvolvimento de projetos envolvendo o lúdico na Educação Infantil e no Ensino Fundamental em um colégio particular da Zona Norte de São Paulo. A pesquisa adotou como método de investigação tanto a análise teórica, baseada nos trabalhos de Carneiro (2010, 2016), Forneiro (1998), Freinet (1974, 1976, 2004), Freire (2012) e Tiriba (2018a; 2018b), quanto o Estudo de Caso. Para o estudo de caso utilizou-se, como instrumento de investigação, a Observação Participante (OP). As fontes de pesquisa utilizadas foram bibliográficas, e o material coletado pela pesquisadora durante o período de pesquisa de campo constituiu o corpus
Abstract: This dissertation aims to critically reflect on the concept of unbricked and demonstrate how the Tutorial Education Program (PET) contributes to the training of teachers, in order to face the challenges in the classroom and transform their practice based on teaching, research and the extension. To this objective, the present research has advanced along two axes: in the first, a reflection is made on the concept of unbricked, in order to propose a new meaning, which goes beyond its geographic-spatial dimension, and involves the dimension of pedagogical practice of the Early Childhood Education teacher. In the second axis, it reflects on the importance of the Tutorial Education Program (PET) in the education of students in the pedagogy course. The discussions were based on the author's experience as a student participating in the Tutorial Education Program of the Faculty of Education of the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP) in the period between the beginning of the second half of 2015 and the end of 2016, under the perspective of the elaboration and development of projects involving playful activities in Early Childhood Education and Elementary Education in a private school in the North Zone of São Paulo. The research adopted as a method of investigation both theoretical analysis, based on the works of Carneiro (2010, 2016), Forneiro (1998), Freinet (1974, 1976, 2004), Freire (2012) and Tiriba (2018a; 2018b), as well as the Case Study. For the case study, Participant Observation was used as a research instrument. The research sources used were bibliographic, and the material collected by the researcher during the field research period constituted the corpus
Palavras-chave: Desemparedamento
Programa de Educação Tutorial (Brasil)
Professores - Formação profissional
Unbricked
Tutorial Education Program (PET)
Teachers - Occupational training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Queiroz, Katia Alves Santos. O desemparedamento das práticas dos profissionais de Educação Infantil: uma reflexão a partir do Programa de Educação Tutorial (PET). 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23773
Data do documento: 15-Abr-2020
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Katia Alves Santos Queiroz.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.