REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23755
Tipo: Dissertação
Título: Fala comigo: uma proposta para desenvolvimento da linguagem verbal de pessoas com transtorno do espectro autista
Autor(es): Madureira, Cristina Vasto
Primeiro Orientador: Hildebrand, Hermes Renato
Resumo: O autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um conjunto de atrasos e distúrbios do desenvolvimento, caracterizados por dificuldades nas habilidades sociais, comportamentais e verbais receptiva e expressiva. Cerca de 1/3 das pessoas com TEA usam pouca ou nenhuma linguagem expressiva verbal e cerca de 30% não aprendem a falar mais do que algumas palavras. Pesquisas estão sendo realizadas tentando minimizar essa dificuldade, e a inteligência artificial parece ser uma tecnologia promissora. Muitos estudos comprovam ganhos na linguagem receptiva, mas não na expressiva verbal. No presente estudo pretende-se descrever, analisar e propor o desenvolvimento de um aplicativo para celular e tablet que tenha como elemento de entrada de dados (input) a fala da criança com a interface adaptada, e levantar uma discussão com o objetivo de avaliar a possibilidade de obter ganhos na comunicação expressiva verbal desse público. Espera-se que a criança com TEA tenha interesse pelo aplicativo a ponto de querer falar com a personagem, conseguindo desenvolver um pequeno diálogo por meio da interface. Se o projeto mostrar que possui potencial de fazer surgir e/ou desenvolver a fala de indivíduos com TEA, pretende-se planejar o desenvolvimento e testes de sua efetividade. Ao melhorar sua expressão verbal, pode-se ter uma significativa melhora em todos os ambientes de seu convívio social e de aprendizado. Algumas pessoas com TEA não têm dificuldades na linguagem expressiva (aspergers), a sugestão de aplicativo descrita nesse estudo não se aplica a eles. Espera-se que pesquisas posteriores possam customizar a sensibilidade do sistema de reconhecimento de voz e verificar se pessoas com TEA melhoram sua linguagem verbal ao responder perguntas feitas pelo personagem
Abstract: Autism, or autism spectrum disorder (ASD), is a set of developmental delays and disorders, characterized by difficulties in receptive and expressive social, behavioral and verbal skills. About 1/3 of people with ASD use little or no verbal expressive language and about 30% do not learn to speak more than a few words. Research is being carried out trying to minimize this difficulty, and artificial intelligence appears to be a promising technology. Many studies show gains in receptive language, but not in verbal expression. The present study intends to describe, analyze and propose the development of a mobile and tablet application that uses the child's speech with the adapted interface as an input element, and to raise a discussion with the objective of evaluating the possibility of obtaining gains in the expressive verbal communication of this audience. It is expected that the child with ASD will be interested in the application to the point of wanting to talk to the character, managing to develop a small dialogue through the interface. If the project shows that it has the potential to raise and / or develop the speech of individuals with ASD, it is intended to plan the development and tests of its effectiveness. By improving your verbal expression, you can have a significant improvement in all environments of your social life and learning. It is hoped that further research will be able to customize the sensitivity of the voice recognition system and check whether people with ASD improve their verbal language by answering questions asked by the character
Palavras-chave: Jogos infantis
Crianças com transtorno do espectro autista
Jogos educativos
Ensino auxiliado por computador
Games for children
Children with autism spectrum disorders
Educational games
Learning based on digital games
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais
Citação: Madureira, Cristina Vasto. Fala comigo: uma proposta para desenvolvimento da linguagem verbal de pessoas com transtorno do espectro autista. 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23756
Data do documento: 8-Mai-2020
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