REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23745
Tipo: Dissertação
Título: Formação permanente: a profissionalidade docente, um percurso formativo
Autor(es): Jangrossi, Rosemeire Gomes dos Santos
Primeiro Orientador: Noffs, Neide de Aquino
Resumo: A presente dissertação apresenta a análise sobre “Formação Permanente, a Profissionalidade Docente, Um Percurso Formativo”, evidenciando a importância da trajetória formativa permanente pessoal e escolar para a contínua constituição da profissionalidade docente eficiente, exitosa e atual. A pesquisa investigou o percurso formativo de um grupo de cinco professores da Organização da Sociedade Civil IJ SI, localizada no município de São Bernardo do Campo/SP, que realiza o atendimento escolar de creche para crianças em idade de 01 a 03 anos, no período letivo de um ano. Na investigação, objetivou-se compreender o processo da formação permanente promovida no ambiente escolar e sua articulação com a práxis pedagógica, analisando como os professores interagem com o seu próprio desenvolvimento profissional, bem como compreender de que forma as ações realizadas neste percurso dão sentido e impulsionam o desenvolvimento da sua profissionalidade docente. Adotou-se a abordagem qualitativa, com a utilização de procedimentos e instrumentos de coleta de informações, como: pesquisa documental, observação participante e questionário. O referencial teórico se constituiu no estudo dos autores: Francisco Imbernón, Paulo Freire, Marcelo Garcia, Marina Feldmann, Maurice Tardif, Neide Noffs, José Gimeno Sacristan e Marcos Masetto. Pretendeu-se não apenas realizar uma descrição das informações levantadas, mas contribuir com as discussões acerca da formação permanente, por meio de análise das informações coletadas, das conexões e relações que impulsionaram as explanações e interpretações na produção de conhecimentos acerca da relevância da formação permanente e do desenvolvimento da profissionalidade docente
Abstract: This dissertation presents the analysis on Ongoing Formation, Teaching Professionality in a Formative Course, evidencing the importance of the permanent personal and school formative trajectory, for the continuous constitution of efficient, successful and current teaching professionalism. The research investigated the training path of a group of five teachers from the Civil Society Organization IJ SI, located in the municipality of São Bernardo do Campo / SP, which provides daycare for children aged 01 to 03 years, in the one-year term. In the investigation, the objective was to understand the process of permanent training promoted in the school environment and its articulation with pedagogical praxis, analyzing how teachers interact with their own professional development, as well as understanding how the actions carried out on this path give meaning and boost the development of their teaching professionality. The qualitative approach was adopted, using information collection procedures and instruments, such as: documentary research, participant observation and questionnaire. The theoretical framework was constituted in the study of the authors: Francisco Imbernón, Paulo Freire, Marcelo Garcia, Marina Feldmann, Maurice Tardif, Neide Noffs, José Gimeno Sacristan and Marcos Masetto. It was intended not only to make a description of the information collected, but to contribute to the discussions about ongoing training, through analysis of the information collected, connections and relationships that led to explanations and interpretations in the production of knowledge about the relevance of ongoing training and the development of teaching professionalism
Palavras-chave: Professores - Formação profissional
Professores - Educação (Educação permanente)
Teachers - Occupational training
Teachers - Education (Continuing education)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Jangrossi, Rosemeire Gomes dos Santos. Formação permanente: a profissionalidade docente, um percurso formativo. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23745
Data do documento: 11-Dez-2020
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosemeire Gomes dos Santos Jangrossi.pdf12,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.