REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23646
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQueiroz, Alicyary Moreira-
dc.contributor.advisor1Feldmann, Marina Graziela-
dc.date.accessioned2021-08-06T12:15:11Z-
dc.date.issued2021-06-22-
dc.identifier.citationQueiroz, Alicyary Moreira. Literatura surda nas práticas de professores surdos em escola bilíngue. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/23646-
dc.description.resumoEsta dissertação foi realizada por uma pesquisadora surda e tem como foco de pesquisa a contextualização dos professores surdos na prática pedagógica em contação de estória com atuação na Escola Bilíngue. Trata-se de uma reflexão crítica e necessária sobre o currículo se apropriando da Cultura Surda na área de Literatura Surda e em Língua de Sinais, utilizando dinâmicas com crianças surdas e investigando a adaptação da literatura específica em Língua de Sinais por Professores Surdos. Este estudo tem como base teórica autores que abordam a visão socioantropológica do Ser Surdo como sujeito, e profissionalmente com Professores Surdos ativos na comunidade surda. O objetivo é: Analisar as articulações entre o conhecimento da Literatura Surda, uso da Língua de Sinais e o currículo, identificando, assim, suas concepções e implicações por meio de Professores Surdos que utilizam, em suas práticas pedagógicas, estratégias de contação de estória. Por meio de uma metodologia qualitativa, a pesquisa de campo se desenvolveu com a realização de entrevistas com quatro Professores Surdos que atuam em uma Escola Bilíngue a fim de compreender suas práticas, seu posicionamento crítico, se percebem a importância de um currículo elaborado no ensino, considerando a relação com a Literatura em Língua de Sinaispor
dc.description.abstractThis dissertation was carried out by a deaf researcher and has as its focus the contextualization of deaf teachers in Bilingual Schools, concerning the pedagogical practice of storytelling. It is a critical and necessary reflection about curriculum´s embracement of Deaf Culture in the area of Deaf Literature and Sign Language, using dynamics with deaf children and investigating the adaptation of specific literature in Sign Language by Deaf Teachers. This study has as theoretical basis authors who approach the socio-anthropological view of the Deaf Being as subjects, and professionally, with Deaf Teachers active in the deaf community. The aim is to analyze the articulations between the knowledge of Deaf Literature, the use of Sign Language and the curriculum, thus identifying its conceptions and implications through Deaf Teachers who use storytelling strategies in their pedagogical practices. Through a qualitative methodology, the field research was developed from interviews with four Deaf Teachers who work in a Bilingual School. The aim was to understand their practices, their critical position, if they realize the importance of an elaborated curriculum in teaching, which considers the relation with Sign Language Literatureeng
dc.description.sponsorshipFundação São Paulo - FUNDASPpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/53759/Alicyary%20Moreira%20Queiroz.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua de sinaispor
dc.subjectLiteratura surdapor
dc.subjectEducação bilínguepor
dc.subjectProfessores surdospor
dc.subjectSign languageeng
dc.subjectLiterature deafeng
dc.subjectEducation, Bilingualeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleLiteratura surda nas práticas de professores surdos em escola bilínguepor
dc.title.alternativeDeaf literature in the practice of deaf teachers in a bilingual schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alicyary Moreira Queiroz.pdf2,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.