REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23637
Tipo: Dissertação
Título: Parcerias público-privadas em educação básica: uma análise sistêmica com ênfase no fazer docente
Autor(es): Silva, Carolina Monteiro de Souza e
Primeiro Orientador: Silva, Maria da Graça Moreira da
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar, a partir de uma abordagem sistêmica, o processo de integração de uma proposta educacional inglesa, à educação pública fluminense com ênfase no trabalho docente, por ocasião da implantação do Programa NXplorers, criado pela empresa Shell, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, (SEEDUC/RJ) em dezessete colégios de Ensino Médio. Versa sobre a participação do setor privado na Educação pública que vem crescendo no Brasil, tendo sido impulsionada pela Constituição de 1988 e pela LDB de 1996. Concomitantemente, em escala global, a educação por competências vem se firmando como novo paradigma para a construção de currículos nacionais, dando ênfase à educação para a prática profissional em detrimento da formação integral e humanística. Essas tendências estão em conformidade com uma nova geografia corporativa na qual o setor privado amplia sua esfera de influência em áreas antes restritas ao Setor Público, como Saúde, Saneamento Básico, Meio Ambiente e Educação etc. Parte-se da noção de currículo como um sistema por meio do qual o conhecimento é distribuído socialmente, que é disputado por diferentes forças e resulta na concretização e normatização das funções escolares em um dado momento histórico e social para um nível de escolaridade específico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo e exploratório apoiada na análise de documentação recolhida ao longo do desenvolvimento do Programa, no ano de 2018, e da atividade pedagógica de quatro professores em dois Colégios Estaduais de Ensino Médio. O estabelecimento e o desenvolvimento dessa parceria foram analisados a partir das etapas de objetivação do currículo propostas por José Gimeno Sacristán: o currículo prescrito, o apresentado, o modelado, o currículo na ação e o avaliado. Como resultados finais, a pesquisa indica que, nessa parceria, os professores foram os agentes mais impactados no seu ofício, ao mesmo tempo que foram os que puderam verdadeiramente contribuir para a efetivação do Programa, pois são imprescindíveis à acomodação da proposta privada ao currículo estatal, desempenhando atividades que, muitas vezes, extrapolaram sua obrigação profissional. A pesquisa abre possibilidades para posteriores estudos sobre a expansão do setor privado na Educação pública e seus desdobramentos
Abstract: This research aims to analyze, in a systemic approach, the integration process of an English educational proposal into the public education of the State of Rio de Janeiro. The emphasis is on teachers’ work, in the period of implementation of the NXplorers Program - created by Shell - in partnership with the Education Department of the State of Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) in seventeen Secondary schools. The participation of the private sector in public education has been growing in Brazil, driven by the 1988 Constitution and by the 1996 National Education Law. Concomitantly, in a global scale, skill-based education has been consolidating itself as the new paradigm for the construction of national curricula, emphasizing education for professional practice. This tendency is aligned with a new corporate geography in which the private sector amplifies its sphere of influence in areas previously restricted to the public sector, like Health, Basic Sanitation, Environment, Education, etc. The notion of curriculum employed here is that of a system through which knowledge is socially distributed, is disputed by different forces, and results in the concretization and regulation of the school’s functions in a given historical and social moment for a specific level of schooling (SACRISTÁN). The analysis of the establishment and development of this partnership was based on the curriculum objectification stages proposed by Sacristán: the prescribed curriculum, the presented curriculum, the modeled curriculum, the curriculum in action, and the evaluated curriculum. As final results, the research shows that, in this partnership, the teachers were the agents that were most affected in their work; at the same time, they were the ones who could truly contribute to the functioning of the Program, as they are essential to the accommodation of the private proposal in the State’s curriculum, performing activities that, many times, extrapolate their professional obligations. The research opens paths for further studies on the expansion of the private sector in public education and its developments
Palavras-chave: Currículos
Parceria público-privada
Responsabilidade social da empresa
Education - Curricula
Public-private sector cooperation
Social responsibility of business
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Silva, Carolina Monteiro de Souza e. Parcerias público-privadas em educação básica: uma análise sistêmica com ênfase no fazer docente. 2020. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23637
Data do documento: 11-Dez-2020
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