REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23634
Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada de docentes que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental: inquietações e desafios
Autor(es): Pereira, Danieli Nunes
Primeiro Orientador: Abramowicz, Mere
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a formação continuada de professores que lecionam nas séries iniciais do ensino fundamental de uma instituição particular, localizada no município de São Paulo, e nesse contexto compreender a formação continuada dos professores como suporte teórico para o exercício da prática pedagógica. A pesquisa apresentada é de natureza qualitativa e utilizou-se da análise dos seguintes documentos: Projeto Político Pedagógico, mostra da formação continuada, na modalidade de pós-graduação e observação de aulas. Os sujeitos pesquisados foram duas turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa resultou em uma reflexão crítica sobre a formação continuada de professores e a importância do processo reflexivo sobre a prática educativa em um movimento progressivo de aquisição de novas competências, assim como consolidar o que se sabe, sendo o professor sujeito de sua formação, capaz de refletir sobre sua prática e ser consciente das teorias para modificar a sua atuação junto aos alunos. Dessa forma, a formação não acontece somente em cursos, seminários e palestras, mas também na ação pedagógica, na troca com colegas de trabalho, na participação em outras funções dentro do espaço escolar. Diante dessas constatações observou-se que a escola está atenta à formação continuada de professores e com frequência oferta cursos e também pós-graduação aos professores, no sentido de construir um olhar crítico e reflexivo sobra a prática buscando o aprimoramento profissional
Abstract: This research aims to analyze the continuing education of teachers who teach in the initial grades of elementary education of a private institution, located in the city of São Paulo, and in this context understand the continuing education of teachers as theoretical support for the exercise of pedagogical practice. The research presented is of a qualitative nature and used the analysis of the following documents: Political Pedagogical Project, showing continuing education, in the form of post-graduation and observation of classes. The subjects surveyed were two classes in the initial grades of Elementary School. The research resulted in a critical reflection on the continuing education of teachers and the importance of the reflective process on educational practice in a progressive movement to acquire new skills, as well as consolidating what is known, with the teacher being the subject of his education, capable to reflect on their practice and be aware of the theories to modify their performance with students. Thus, training does not only take place in courses, seminars and lectures, but also in pedagogical action, in exchanging with co-workers, in participating in other functions within the school space. In view of these findings, it was observed that the school is attentive to the continuous training of teachers and often offers courses and also postgraduate courses to teachers, in order to build a critical and reflective look at practice seeking professional improvement
Palavras-chave: Professores de ensino fundamental - Formação profissional
Professores - Educação (Educação permanente)
Ensino Fundamental
Elementary school teachers - Occupational training
Teachers - Education (Continuing education)
Elementary School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Pereira, Danieli Nunes. Formação continuada de docentes que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental: inquietações e desafios. 2020.92 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23634
Data do documento: 4-Dez-2020
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danieli Nunes Pereira .pdf2,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.