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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23616
Tipo: | Tese |
Título: | Implicações psicossociais da participação de estudantes no Movimento Secundarista Autônomo de São Paulo |
Título(s) alternativo(s): | Psychosocial implications of students participation in the Autonomous Secondary Movement of São Paulo |
Autor(es): | Purin, Gláucia Tais |
Primeiro Orientador: | Sawaia, Bader Burihan |
Resumo: | O presente trabalho trata da temática da resistência, violências e sofrimentos de estudantes secundaristas que participaram do Movimento Secundarista Autônomo de São Paulo. Teve como objetivo analisar as implicações psicossociais da participação de estudantes paulistas no Movimento Secundarista Autônomo de São Paulo, após as ocupações em 2015. Essa pesquisa apresenta a sua relevância social ancorada em 4 elementos complementares: registro do fenômeno investigado; visibilidade da população violentada; denúncia científico-política e nos possíveis subsídios teóricos e práticos relacionadas ao tema central. O método utilizado foi a pesquisa participante, realizada durante 3 anos com acompanhamento das atividades dos secundaristas, em: assembleias, reuniões, manifestações de rua, audiências públicas, aulas públicas, simpósio em congresso, momentos de socialização e descontração, todos registrados em diário de campo. Também foram realizadas entrevistas individuais com três participantes do movimento secundarista. O referencial teórico utilizado é o da psicologia sócio-histórica, com base nas reflexões de Vigotski e Lane sobre a compreensão da subjetividade, Espinosa sobre a compreensão dos afetos, e Sawaia sobre a proposta da dialética exclusão/inclusão social e sofrimento ético-político. Foi possível analisar que os estudantes vivenciam a dialética exclusão/inclusão social e o sofrimento ético-político, cotidianamente e sutilmente, pelas desigualdades e violências impostas a eles. Após as ocupações os secundaristas passaram a sofrer mais frequentemente e intensamente as violências policiais e violências no ambiente escolar, passando a ser agredidos, vigiados, humilhados, desprezados, desqualificados, ridicularizados, perseguidos politicamente, deslegitimados, e criminalizados. Mas, ao mesmo tempo, também experienciam um sentimento de comum e esperança/utopia que os motivou a agir com os outros e enfrentar as formas de servidão e superstição. No MSA-SP tiveram bons encontros que aumentaram sua potência de ação. Experienciaram a dignidade, respeito, valorização, cooperação, e a legitimidade para pensar, decidir e agir coletivamente nas ações |
Abstract: | The present work deals with the theme of resistance, violence and suffering of students who participated in the Autonomous High School Students Movement of São Paulo. It aimed to analyze the psychosocial implications of the participation of students from São Paulo in the autonomous high school students movement in São Paulo, after the occupations in 2015. This research presents its social relevance anchored in 4 complementary elements: registration of the investigated phenomenon; visibility of the abused population; scientific-political denunciation and possible theoretical and practical subsidies related to the central theme. The method used was participatory research, carried out for 3 years with monitoring of the activities of high school students, in: assemblies, meetings, street demonstrations, public hearings, public classes, symposium in congress, moments of socialization and relaxation, all recorded in a diary field. Individual interviews were also conducted with three participants from the high school movement. The theoretical reference used is socio-historical psychology, based on the reflections of Vigotski and Lane on the understanding of subjectivity, Espinosa on the understanding of affections, and Sawaia on the proposal of the social exclusion/inclusion dialectic and ethical-political suffering. It was possible to analyze that students experience the social exclusion / inclusion dialectic and the ethical-political suffering, daily and subtly, due to the inequalities and violence imposed on them. After the occupations, high school students began to suffer police violence and violence in the school environment more frequently and intensely, starting to be attacked, watched, humiliated, despised, disqualified, ridiculed, politically persecuted, delegitimized, and criminalized. But, at the same time, they also experience a feeling of common and hope/utopia that motivates them to act with others and face forms of servitude and superstition. At MAS-SP they had good encounters that increased their power of action. They experienced dignity, respect, appreciation, cooperation, and the legitimacy to think, decide and act collectively in actions |
Palavras-chave: | Estudantes do ensino de segundo grau Movimentos estudantis Sofrimento ético-político High school students Student movements Ethical-political suffering |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social |
Citação: | Purin, Gláucia Tais. Implicações psicossociais da participação de estudantes no movimento secundarista autônomo de São Paulo. 2020. 226 f. Tese (Doutorado em Psicologia: Psicologia Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23616 |
Data do documento: | 24-Abr-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social |
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