REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais
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Tipo: Dissertação
Título: Mentalos: um card game para ajudar na concentração de pacientes com TDAH
Autor(es): Giampaulo, Daniel Minoh
Primeiro Orientador: Basbaum, Sérgio Roclaw
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral um jogo analógico para área médica dentro da área de psiquiatria, contemplando seus principais fundamentos e elementos de jogos de cartas, e o seu processo de desenvolvimento tendo como base um jogo de mistérios e enigmas. O que justifica essa investigação é escassez de debate sobre o tema proposto, sob a visão do desenvolvimento de jogos para a saúde, apresenta carência de jogos lúdicos na área da saúde se comparadas às outras áreas da indústria de jogos, especialmente no Brasil. O que motiva a realização dessa pesquisa é a possibilidade de investigar alternativas que possam contribuir para a evolução da indústria de desenvolvimento de jogos sérios no Brasil, no sentido de incentivar o desenvolvimento de um produto educativo de jogo atualmente usado para treinamento, e que pode ser explorado fazendo uso em centros de atendimento psiquiátrico. A presente investigação busca responder a seguinte questão proposta: como desenvolver jogos analógicos focados para pacientes diagnosticados com TDAH ? Considera-se a hipótese de que jogos analógicos físicos, através de sua tecnologia antiga, é viável para o desenvolvimento de jogos de cartas no cenário da indústria seria de jogos digitais e analógica. Optamos pela metodologia de pesquisa científica de natureza qualitativa, do tipo descritiva, com origem de dados bibliográficos/documentais, com local de realização, uma vez que enfrenta aspectos teóricos e empíricos, com intuito de cumprir seu objetivo geral. A revisão de estudos anteriores relacionados ao tema proposto teve foco delimitado o período entre 1798 a 2020, contemplando livros, artigos científicos, teses e dissertações, considerando pesquisas disponíveis nas seguintes bases online:, a) Banco de Teses e Dissertações da Capes, b) SBGames – Simpósio Brasileiro de Games, c) Google Scholar. d) SBEI - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Também foram considerados para a revisão de estudos anteriores, os artigos disponíveis na Scientific Electronic Library Online – SciELO, das revistas científicas classificadas como nível A1 a A3 do Qualis-Capes na área de interdisciplinar e medicina. Os instrumentos de coleta de dados serão execuções praticas, entrevistas e observação. Os referenciais teóricos que sustentam esta investigação são os conceitos de jogos de tabuleiro (BELL, 1960); , jogos da área médica (VASCONSELLOS, 2018),(CARVALHO,2018), (ARAÚJO,2018). O contexto desta investigação envolve espaços de pesquisa, ensino e extensão das instituições onde pesquisadores parceiros atuam. Os resultados esperados com essa pesquisa são: 1) Desenvolvimento de um jogo de cartas para TDAH tomando como referência os estudos anteriores e referenciais teóricas abordadas; 2) O produto possa ser usado em um futuro próximo
Abstract: This research has as general objective an analogue game for the medical area within the area of psychiatry, contemplating its main fundamentals and elements of card games, and its development process based on a game of mysteries and riddles. What justifies this investigation is the scarcity of debate on the proposed theme, from the point of view of the development of games for health, it presents a lack of playful games in the health area when compared to other areas of the games industry, especially in Brazil. What motivates this research is the possibility of investigating alternatives that can contribute to the evolution of the serious game development industry in Brazil, with no sense of incentive for the development of an educational game product currently used for training, and that can be exploited using psychiatric care centers. This investigation seeks to answer the following question: how to develop focused analog games for patients diagnosed with ADHD? It is considered the hypothesis that physical analog games, through its old technology, is feasible for the development of card games in the industry scenario would be digital and analog games. We opted for the qualitative descriptive scientific research methodology, with the origin of bibliographic / documentary data, with place of realization, since it faces theoretical and empirical aspects, in order to fulfill its general objective. A review of previous studies related to the theme focused on the period between 1798 to 2020, including books, scientific articles, theses and dissertations, considering research available in the following online databases:, a) Capes Thesis and Dissertation Bank, b) SBGames - Simpósio Brasileira de Games, c) Google Scholar. The articles available in Scientific Electronic Library Online – SciELO,d) SBEI - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação from the scientific journals classified as level A1 to A3 of Qualis-Capes in the area of interdisciplinary and medicine, were also considered for a review of previous studies. The instruments of data collection will be practical executions, discovery and observation. The theoretical references that support this investigation are the concepts of board games (BELL, 1960);, games in the medical field (VASCONSELLOS, 2018), (CARVALHO, 2018), (ARAÚJO, 2018). The context of this investigation involves spaces for research, teaching and extension of the institutions where research partners work. The expected results with this research are: 1) Development of a card game for ADHD taking as a reference the previous studies and theoretical references addressed; 2) The product can be used in the near future
Palavras-chave: Jogos de cartas
Jogos para saúde
Desenvolvimento de jogos analógicos
Card games
Games for health
Development of analog games
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais
Citação: Giampaulo, Daniel Minoh. Mentalos: um card game para ajudar na concentração de pacientes com TDAH. 2021. 57 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23594
Data do documento: 2-Mar-2021
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