REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
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Tipo: Dissertação
Título: Construção de uma matriz de referência para o estudo das representações sociais sobre o desamparo docente
Autor(es): Carvalho, Lidiany Nunes de
Primeiro Orientador: Sousa, Clarilza Prado de
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar o desamparo docente a partir do aporte teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais, proposta por Moscovici (1961). Iniciamos a pesquisa com a contextualização da escola pública de massa na contemporaneidade, dando ênfase às políticas internacionais que, por vezes, delimitam a educação que será oferecida à classe trabalhadora nos países subdesenvolvidos (LIBÂNEO, 2012; OLIVEIRA, 2004). Evidenciamos como tais políticas, articuladas ao discurso normativo do superprofessor (FORMOSINHO, 2009), corroboram para o sentimento de desamparo revelado pelos professores. Em seguida, expomos as contribuições da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1961) para o desvelamento e compreensão da subjetividade docente (ALVESMAZOTTI, 1994; Villas BÔAS e SOUSA, 2011). A trajetória metodológica tem início com a análise das representações sociais das antinomias (MARKOVÁ, 2006) amparo e desamparo em dicionários de uso corrente (LAHLOU, 2003). Os dados coletados foram processados com o auxílio do software IRAMUTEQ, versão R – 3.1.2. Em seguida, recorremos à plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses para inventariar pesquisas correlatas que possibilitassem a aproximação com a temática através da “análise de conteúdo” (BARDIN, 1977). Aliamos as representações sociais angariadas nos dicionários às pesquisas correlatas, o que culminou no desvelamento de quatro dimensões nas quais o desamparo docente se evidencia: formação; condições de trabalho; políticas públicas e âmbito psicossocial. Assim, elaboramos uma Matriz de Referência com cinco descritores para cada uma das dimensões apresentadas. Em estudos futuros, a Matriz de Referência deve ser submetida à avaliação do grupo de “prestígio” (Stake apud Lima 2007) para elaboração da versão final e aplicação junto à professores da rede pública de ensino
Abstract: This research paper aims to investigate the abandonment of the teachers based on the theoretical and methodological perspective of Moscovici’s Social Representation Theory (1961). This investigation has been proven to be currently relevant once it enlightens the subjective elements that compound our faculties. We started our research paper contextualizing the public school in the contemporaneity, focusing on the international policies that sometimes limit which kind of education will be offered to the working class in under-developed countries (LIBÂNEO, 2012; OLIVEIRA, 2004). We tried to emphasize how such policies, together with the normative speech of the “super-teacher” (FORMOSINHO, 2009), contribute to the abandonment of the professionals who face the classroom every single day. After, we showed the contributions of the Social Representation Theory (MOSCOVICI, 1961) for the exposure and understanding of the subjectivity of our faculties (ALVES-MAZOTTI, 1994; Villas BÔAS e SOUSA, 2011). The methodological trajectory has begun with the analysis, in social representation (MARKOVÁ, 2006) of the antonyms support and abandonment in popular dictionaries, following the methodology proposed by Lahou (2003). The data collected were processed through the software IRAMUTEQ, version R – 3.1.2. and revealed that the social representations of abandonment in dictionaries relate to the Freudian psychology. Then, we resorted to the Brazilian Digital Library of Dissertation and Thesis (BTDT, in Portuguese) to inventory co-related research that could be associated with the thematic of the abandonment. The analysis of these works culminated in the division of the abandonment of the teachers in four main aspects: professional qualification; work conditions; public policies; and psychosocial features. This way we elaborated a blueprint with five items for each of the main aspects mentioned. Due to the short length of the Professional MA course, our research paper might be evaluated, in future studies, by a “prestige” group (Stake apud Lima 2007) for the elaboration of its final version and to be applied to the teachers at some Brazilian public schools
Palavras-chave: Representações Ssociais
Desamparo
Professores
Social representations
Abandonment
Teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Carvalho, Lidiany Nunes de. Construção de uma matriz de referência para o estudo das representações sociais sobre o desamparo docente. 2020. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23570
Data do documento: 7-Dez-2020
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