REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23438
Tipo: Dissertação
Título: Recuperação paralela: significações dos(as) alunos(as) do Ensino Médio Integrado ao Técnico Profissional acerca da proposta
Título(s) alternativo(s): Parallel recovery: meanings of High School students Integrated to Professional Technicians about the proposal
Autor(es): Rocha, Andréa Souza Eduardo
Primeiro Orientador: Ronca, Antonio Carlos Caruso
Resumo: Esta dissertação tem como tema a proposta de recuperação paralela ofertada aos(às) alunos(as) do Ensino Médio Integrado ao Técnico Profissional (EMITP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Guarulhos (IFSP-GRU). A necessidade de refletir sobre essa questão surgiu da experiência profissional da pesquisadora como pedagoga do IFSP na Coordenadoria Sociopedagógica – CSP, somada à sua vivência no percurso de escolarização. A pergunta que orienta esta pesquisa é: “Como os(as) alunos(as) do Ensino Médio Integrado ao Técnico Profissional significam a proposta de recuperação paralela?”. Diante disso, o objetivo geral do estudo foi investigar quais as significações atribuídas por esses(as) alunos(as) à proposta de recuperação paralela implementada por essa instituição. Já os objetivos específicos foram: a) identificar a compreensão dos(as) estudantes acerca da proposta; b) apreender como eles(elas) se sentem ao participarem da recuperação paralela; e c) verificar possibilidades e desafios da proposta na perspectiva dos(as) alunos(as). O referencial teórico que fundamenta esta pesquisa é composto, principalmente, da legislação federal que dispõe sobre a Educação; das regulamentações internas do Instituto Federal que tratam da recuperação paralela; e de reflexões de autores que abordam a temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e que tem como instrumentos de coleta de informações questionários socioeconômicos e entrevistas reflexivas (SZYMANSKI, 2018). Para análise dos dados, utilizamos o método dos núcleos de significação proposto por Aguiar e Ozella (2006, 2013, 2015), fundamentado na Psicologia Sócio-Histórica e que tem como base os pressupostos teóricos do Materialismo Histórico-Dialético de Karl Marx e Friedrich Engels. Para a análise, construímos três núcleos de significação com o propósito de apreender as significações dos(as) estudantes acerca da proposta de recuperação paralela. Embora seja um instrumento importante e recuperador das aprendizagens, a recuperação paralela para esses(as) alunos(as), mostrou-se desafiadora devido à sobrecarga imposta pelo formato do curso e a algumas práticas docentes que dificultam o processo de aprendizagem
Abstract: This dissertation has as its theme the proposal of parallel recovery offered to students from Integrated High School to Professional Technicians (EMITP) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo –Campus Guarulhos (IFSP-GRU). The need to reflect on this issues arose from the professional experience of the researcher as a pedagogue of the IFSP in the Socio-pedagogical Coordination - CSP, added to her experience in the course of schooling. The question that guides this research is: "How do the students from the High School Integrated to the Professional Technician mean the proposal of parallel recovery?". Therefore, the general objective of the study was to investigate what the meanings attributed by these students to the parallel recovery proposal implemented by this institution. The specific objectives were: a) to identify the students' understanding of the proposal; b) apprehend how they feel when participating in the parallel recovery; c) verify possibilities and challenges of the proposal from the perspective of the students. The theoretical framework that underlies this research is mainly composed of the federal legislation on Education; the internal regulations of the Federal Institute that deal with parallel recovery; and reflections by authors who address the theme. This is a qualitative research and tis instruments for collection information are socioeconomic questionnaires and reflective interviews (SZYMANSKI, 2018). For data analysis, we used the meaning nucleous method proposed by Aguiar and Ozella (2006, 2013, 2015), based on Socio-Historical Psychology and which is based on the theoretical assumptions of Karl Marx and Friedrich Engels' Historical-Dialectical Materialism. For the analysis, we built three cores of meaning in order to apprehend the meanings of students about the parallel recovery proposal. Although it is an important and recovering tool for learning, parallel recovery for these students proved to be challenging because of the overhead imposed by the course format and some teaching practices that hinder the learning process
Palavras-chave: Recuperação paralela
Ensino de segundo grau - Recuperação
Ensino Médio Integrado ao Técnico Profissional
Parallel recovery
High school teaching - Retrieval
High School Integrated to Professional Technician
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Rocha, Andréa Souza Eduardo. Recuperação paralela: significações dos(as) alunos(as) do Ensino Médio Integrado ao Técnico Profissional acerca da proposta. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23438
Data do documento: 24-Nov-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andréa Souza Eduardo Rocha.pdf928,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.