REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23386
Tipo: Dissertação
Título: Práticas de leitura no berçário: um percurso relacional entre bebês, professores e livros
Título(s) alternativo(s): Reading practices at nursery school: a relational journey amongst babies, teachers and books
Autor(es): Centeno, Eloiza Rodrigues
Primeiro Orientador: Noffs, Neide de Aquino
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo conhecer como a prática de leitura está contemplada no cotidiano do berçário. Considerando que ainda são poucos os estudos que tratam principalmente das práticas e propostas pedagógicas que se centram nos bebês, foi desenvolvida esta pesquisa. De modo mais específico, busca-se analisar: as práticas de leitura com os bebês no contexto do berçário, privilegiando as dimensões espaço-tempo (onde e quando se lê), modo (como se lê) e objeto-livro (o que se lê); identificar as possíveis ações de mediação da professora com os bebês durante a leitura; compreender os modos como se traduzem as propostas pedagógicas/currículo para o berçário, com foco no que é entendido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Edu- cação Infantil (DCNEIs) e Base Nacional Comum Curricular de Educação Infantil (BNCC). O lócus de pesquisa foi uma escola maternal da rede municipal de Barueri/SP; em um agrupa- mento de Berçário II, com bebês do grupo etário entre 11 e 18 meses e sua professora. Na perspectiva de um estudo qualitativo que, além da revisão bibliográfica, apresentou os dados que foram construídos na observação das sessões de leitura, documentados por imagens foto- gráficas para fins de análise e por registros escritos e, também como referência, as entrevistas- conversas realizadas com a professora. Desta forma, a abordagem metodológica utilizada, in- cluindo a apresentação dos dados, seguiu no sentido de revelar as práticas de leitura pesquisadas no berçário, evidenciando alguns episódios que avaliamos representativos dessa relação. O es- tudo sugere uma revisão das práticas leitoras para a aprendizagem significativa dos bebês no berçário, uma vez que os dados da pesquisa revelaram que as mesmas podem ser potencializa- das considerando-se as respectivas dimensões abordadas nesta pesquisa, o que implica a neces- sidade de qualificá-las, na medida em que são concebidas como contextos que educam e proje- tam e, assim, redimensionar o que vem prevalecendo como fazer pedagógico no contexto pes- quisado
Abstract: This dissertation the aimed at learning how the practice of reading is regarded in the daily rou- tine of nursery schools. Considering the very few studies approaching the practices and peda- gogical proposals focusing on babies, this research has been developed. More specifically, it aims to analyze: reading practices to babies at the nursery school context, benefiting from the space-time dimensions (where and when to read), manner (how to read) and book-object (what to read); identify the feasible mediation actions of the teacher towards the babies during the reading practice; understand the ways of how the pedagogical proposals/curriculum are trans- lated into the nursery school, with emphasis on what is conveyed by the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEIs) and the National Curriculum Framework of Early Childhood Education (BNCC). The research lócus was a Municipal nursery school in the city of Barueri/SP; within a grouping of Nursery – level II, encompassing babies aging from 11 to 18 months and their teacher. In light of a qualitative study that, in addition to the biblio- graphic review, has presented data arising from the observation of reading sections, documented by photo images for analysis purposes and written records and, also as a reference, the inter- view-talks held with the teacher. Therefore, the methodological approach, including the issuing of the data, proceeded in a way as to reveal the practices of reading as researched in the nursery school, showing some representative episodes of such relation. The study proposes a review of the reading practices for the meaningful learning of babies during nursery school, since the research data reveal that such practices can be enhanced when considering the dimensions thereof approached in this study, what implies the necessity of qualifying them, to the extent that they are taken as frameworks that educate and project and, therefore, reshaping what are being prevailing as the pedagogy of teaching within the researched contex
Palavras-chave: Professores de creches - Formação profissional
Lactentes - Livros e leitura
Educação Infantil
Preschool teachers - Occupational training
Infants - Readers
Early childhood education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Centeno, Eloiza Rodrigues. Práticas de leitura no berçário: um percurso relacional entre bebês, professores e livros. 2020. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23386
Data do documento: 22-Out-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eloiza Rodrigues Centeno.pdf7,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.