REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
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Tipo: Tese
Título: Qualidade social da creche: polissemia de múltiplas vozes
Autor(es): Silva, Dilma Antunes
Primeiro Orientador: Ronca, Antonio Carlos Caruso
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar diferentes percepções de qualidade social nas vozes do Estado, via documentação oficial, das famílias, professoras e gestoras escolares atuantes em creches públicas municipais na região leste da capital paulista. Decorrente deste objetivo buscou-se identificar o que é uma creche de qualidade na perspectiva dos diferentes atores; investigar como suas percepções de qualidade se entrelaçam e destacar convergências e divergências quanto à qualidade na Educação Infantil. A entrevista semiestruturada de caráter reflexivo foi utilizada para coleta e produção de informações. Posteriormente, na fase de elaboração da análise, recorreu-se à análise de conteúdo como inspiração metodológica. Emergiu dos depoimentos um conjunto de categorias que indicam a creche como lugar de formação para a vida; instituição essencialmente educativa e complexa, cuja qualidade não é dada a priori, mas depende de múltiplos fatores, entre os quais destacam-se questões relacionadas ao “chão da creche” quanto ao cenário político e econômico atual. A pesquisa identificou que a experiência educativa em ambientes de vida coletiva favorece o desenvolvimento da criança nas máximas possibilidades, evidenciando-se o caráter formativo e social da creche e a importância do trabalho da professora e do professor para o desenvolvimento da autonomia, afetividade, personalidade e inteligência da criança. No âmbito de uma creche de qualidade socialmente referenciada, compreende-se que a formação é extensiva aos pais e à comunidade, por meio de ações e práticas que ampliam a participação e o senso de pertencimento à instituição e mobilizam esforços para transformação do entorno social. Quanto às complexidades e desafios, percebeu-se como urgente a integração entre famílias e equipe gestora para uma escola da infância mais democrática e justa; questionou-se a tendência de burocratização e massificação do trabalho docente na creche e a coexistência de propostas formativas distintas para os professores. A esse respeito, sugeriu-se que a formação continuada em horário de serviço focalizasse ainda as demandas existentes na comunidade, articulando aspectos do desenvolvimento e aprendizagem infantil a questões políticas, culturais, sociais, econômicas, etnicorraciais, de gênero, religiosas etc. Entre as principais contradições destacaram-se a incompatibilidade da dinâmica de organização da creche e sua efetiva democratização pela real participação das famílias e comunidade escolar; certo distanciamento entre a letra da lei e os variados instrumentos empregados pela rede de ensino e sua materialização na vida dos indivíduos e coletividades que compõem e usufruem a educação ofertada na creche. Como potencializadores da qualidade social, constataram-se as assimetrias discursivas e divergências atitudinais, formação continuada centrada na escuta das crianças; relações socioprofissionais e afetivas na configuração do ambiente escolar; integração da família ao cotidiano da creche; proposta pedagógica em caráter não prescritivo, considerando as crianças sujeitos reais, detentoras de direitos; e a interlocução entre essa instituição educativa e outros espaços/serviços públicos, visando ao enfrentamento de desigualdades sociais e educacionais. A pesquisa concluiu que uma educação de qualidade deve articular-se às políticas públicas territoriais e mais abrangentes, na efetivação dos direitos sociais dos atores (crianças, famílias, professores, gestores e demais profissionais da escola) à melhoria da qualidade de vida social da população, o fortalecimento da escola e de seu projeto político pedagógico
Abstract: This research aimed to analyse different perceptions of social quality in the State voices, through official documents, families, teachers, and school managers who act in municipal public nurseries from the eastern region of São Paulo. Due to this aim, we sought to identify what is a good nursery from the perspective of this different actors; to investigate how its perceptions of quality interweave and to highlight the convergences and divergences about the Early Childhood Education. The semi structured interview with a thoughtful character was used in order to collect and to produce information and, afterwards, during the analysis building phase, the content analysis was adopted as methodological inspiration. From the interviews emerged a set of categories which indicate a nursery as a place able of forming to life; an institution essentially educational and complex, who’s the quality is not given a priori, but it depends on multiple factors such as questions regarding “nursery ground” as well as the current political and economical scenario. The research identified that the best child development is favoured by the educative experience in collective environment of life-affirming; emphasizing the nursery’s formative and social character and the importance of the teacher’s work in order to develop the autonomy, affectivity, personality and intelligence of the child. In the context of a good quality nursery socially acknowledged, it is understandable that the education is extended to the parents and the community through actions and practices which amplify the participation and a sense of belonging to the institution in addition to mobilize efforts in order to change the social surrounding. About the complexity and challenges, it was possible to notice the need and urgency of an integration between families and the management team in order to build a childhood school more democratic and fairest; also, it was possible to propose a questioning about the trend in the teacher’s work bureaucratization and massification in the nursery and the coexistence of different formative proposals for the teachers. At this regard, it is suggested that the continuing education during the time of work may focus on the existent demands in the community, coordinating childhood development and learning with political, cultural, social, economics, ethnic, gender, religious matters and so on. Among the main contradictions we may outline: incompatibility between the nursery organization dynamics and its effective democratization through the families and school community real participation; some detachment from the written law and the different tools used in the teaching network and its manifestation in the life of individuals and collectives whom compose and use the education offered by the nursery. As social quality potentiators, despite the discursive inequalities and attitudinal divergences, we could observe: the continuing education centred on the children speaking; the socio-professional and affective relationships in the school environment context; the family integration on the nursery routine; the pedagogical proposal implementation in a no prescriptive way, considering the children as real subjects, rights holders; and, an interlocution between that educative institution and others public spaces/services aiming the confrontation of educational and social inequalities. The research concludes that a good quality education must be coordinated with local and more extensive public policies, aiming to establish the social rights of its actors (children, families, teachers, managers and others school professionals) and the improvement of the population social life quality, as well as the school and its pedagogic political project strengthening
Palavras-chave: Educação infantil
Creches
Educação e Estado
Early childhood education
Education for growth
Education and state
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Silva, Dilma Antunes. Qualidade social da creche: polissemia de múltiplas vozes. 2020. 299 f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23367
Data do documento: 3-Jun-2020
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