REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Tese
Título: Saberes profissionais e práticas com intencionalidade pedagógica: um estudo sobre o professor de creche
Autor(es): Lizardo, Lilian de Assis Monteiro
Primeiro Orientador: Masetto, Marcos Tarciso
Resumo: A docência em creche é uma temática que possui especificidades de acordo com o seu campo de atuação e que dialoga com o desenvolvimento de bebês e crianças pequenas, caracterizando a construção de sua profissionalidade. Sendo assim, essa pesquisa visa construir, junto ao grupo docente de uma creche, um processo formativo em contexto voltado para a valorização de práticas de aprendizagem de bebês e crianças pequenas. Criando, junto aos professores, uma sequência de atividades em diferentes áreas do currículo de educação infantil que proporcione diferentes experiências. Primeiramente buscou-se subsídios teóricos que nos permitiram compreender como a docência na creche foi sendo legitimada ao longo da história da instituição e, como as práticas curriculares foram sendo e são construídas, por meio do diálogo com autores como Sacristán (2000), Kishimotto (1986), Kramer (2005). Em seguida foi proposto a um grupo de professoras de uma creche no município de São Paulo, um percurso formativo que incidiu num percurso de aprendizagem dos bebês e das crianças pequenas. O método utilizado para a coleta de dados foi a observação participante com a proposta de quinze encontros formativos divididos em módulos de teoria, planejamento e reflexão. Nos resultados notamos que os saberes dos professores de educação infantil advêm da prática profissional e do diálogo com professoras mais experientes, todavia as professoras tiveram a consciência da relação teórica e prática, pois foi contextualizado os teóricos com a sua prática docente, e isso fica mais claro em uma formação dentro do seu contexto. Outro ponto, é que há um sentimento de medo ao propor atividades para bebês e crianças, desde uma reação alérgica a aspectos voltados para a segurança física, delineando um caráter positivo e negativo, pois pode inibir a inovação no planejamento do professor. Nos três módulos conseguimos implantar o conceito de reflexão-ação-reflexão na formação de professores, a fim de, no contexto em que trabalham, visualizem, diagnostiquem e solucionem problemas cotidianos diante de uma reflexão crítica sobre suas ações, sua intencionalidade docente e sua responsabilidade diante do desenvolvimento e aprendizagem de diferentes sujeitos da comunidade educacional, inclusive as famílias e, que isso ocorreu num processo de interação e colaboração. Dessa forma, pode-se concluir, que é possível propor uma experiência formativa dentro dos contextos reais de educação, e que um percurso de formação docente pode incidir num percurso de aprendizagem do bebê e da criança pequena de forma a estabelecer relação teórica e prática. Há especificidades no campo profissional do professor de creche que deve ser contemplada na sua formação continuada. O professor somente utiliza alguma metodologia em sua sala, se lhe fizer sentido num processo de inovação e coleta de resultados. Há falta de um padrão de qualidade em nível local e nacional, por isso algumas pesquisas relatam negativamente o espaço da creche, em prol do desenvolvimento do bebê e da criança, fato que não vimos nessa pesquisa pois a creche possui um compromisso com a aprendizagem de seu público
Abstract: The nursery teaching is a thematic that has his own specification, it agreed of the action field and dialogues with the development of babies and small children, characterizing the construction of their professionalism. The purpose of this research is thus to work together of the nursery group of teachers to build a formative process, in context, that aims on enrichment of babies and small children learning practices. Creating, together with teachers, a sequence of activities in different areas of the early childhood education curriculum that provides different experiences. Firstly, we sought to a theoretical subsidies where allowed us to understand how nursery teaching has been legitimized throughout the institution's history and how curricular practices has been constructed by dialogues between authors like Sacristán (2000), Kishimotto ( 1986), Kramer (2005). Then, it was proposed a training course to a group of teachers at the nursery in São Paulo city, one formative path reflect on the formative way babies and small childres have been learning. The methodology used to collect the data, was participant observation, it was proposed fifteen formative meetings divided into modules of theory, planning and reflection. In the results, we noted that the knowledge of early childhood teachers comes from professional practice and dialogue with more experienced teachers, however the teachers were aware of the theoretical and practical relation, becouse the theorists were contextualized in their teaching practice, and this is more clear within it´s context formation. Another point is that, there is a feeling of fear when proposing activities for babies and children, from an allergic reaction to aspects related as physical security, delineating a positive and negative character, as it can inhibit innovation in the teacher's planning. In the three modules we managed to deploy the concept of reflection-action-reflection in the training of teachers, in order , in the context which they work, to visualize, recognize and solve everyday problems faced of a critical reflection on their actions, their teaching intentionality and their responsibility toward the development and learning of different subjects in the educational community, including families, and this occurred in a process of interaction and collaboration. Therefore, it can be concluded, the possibility to propose a formative experience in the real contexts of education, and that a path of teacher training can affect in a learning path for the baby and the young child in order to establish a theoretical and practical relationship. There are specificities in the professional field of the daycare teacher that must be considered in his continuing education. The teacher only uses some methodology in his classroom, if it makes sense to him in a way of innovation and results collection. There is a lack of a quality standard in the national level, because this some research reports negatively on daycare place, in favor of the development of the baby and child, a fact that we did not see in this research because the daycare is committed to a community learning
Palavras-chave: Professores de educação pré-escolar - Formação profissional
Professores de creches
Aprendizagem de bebês e crianças pequenas
Preschool teachers - Training of
Daycare teacher
Infant and young child learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Lizardo, Lilian de Assis Monteiro. Saberes profissionais e práticas com intencionalidade pedagógica: um estudo sobre o professor de creche. 2020. 162 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23345
Data do documento: 30-Set-2020
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