Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23311
Tipo: | Tese |
Título: | A recontextualização do Programa Mais Educação São Paulo operada por formadores e professores de Matemática |
Título(s) alternativo(s): | The recontextualization of the More Education São Paulo Program operated by Mathematics teachers and trainers of teachers |
Autor(es): | Silva, Wanusa Rodrigues da |
Primeiro Orientador: | Manrique, Ana Lucia |
Resumo: | A presente pesquisa está inserida no contexto das Políticas Públicas Educacionais e apresenta uma investigação sobre o processo de implementação da reorganização curricular denominada Programa Mais Educação São Paulo nos anos finais do Ensino Fundamental das escolas municipais paulistanas, em especial as mudanças que afetaram o trabalho de formadores e professores de Matemática. Para tanto, formulamos a seguinte questão de pesquisa: de que maneira formadores e professores de Matemática da Rede Municipal de Ensino de São Paulo recontextualizaram os textos que circulam no Programa Mais Educação São Paulo para as práticas pedagógicas? Os objetivos foram: identificar princípios das mudanças curriculares propostas pelo Programa Mais Educação São Paulo para os anos finais do Ensino Fundamental, especialmente no que diz respeito à interdisciplinaridade, à docência compartilhada e ao Trabalho Colaborativo de Autoria; e analisar como formadores e professores de Matemática recontextualizaram os textos acerca da interdisciplinaridade, da docência compartilhada e do Trabalho Colaborativo de Autoria para suas práticas pedagógicas. Como aporte teórico, recorremos às Teorias de Currículo a partir de Silva para compreender as correntes tradicional, crítica e pós-crítica do Currículo e que estão subjacentes às concepções de currículo presentes nas propostas curriculares, e a teoria de Basil Bernstein, particularmente a Teoria do Dispositivo Pedagógico, recorrendo aos conceitos de recontextualização pedagógica e prática pedagógica. Adotamos a metodologia de pesquisa qualitativa com cunho dedutivointerpretativo que nos permitiu a elaboração das categorias analíticas. Os resultados da tese indicam que, quando o discurso da interdisciplinaridade é movido para a prática pedagógica, formadores e professores de Matemática revelam lacunas de ordem conceitual e metodológica para efetivar um trabalho interdisciplinar, bem como dificuldades em dialogar com colegas de outras áreas e preocupação em cumprir o currículo prescrito. Sobre a docência compartilhada, os sujeitos afirmam que essa proposta de mudança esbarra em fatores de organização das escolas, como a falta de professores, além de se constituir como uma nova forma de docência que gera insegurança e medo. Por fim, os formadores e professores de Matemática referem-se ao Trabalho Colaborativo de Autoria como um dos aspectos da reorganização curricular que se consolidou nas práticas pedagógicas e adquiriu significados de intervenção social e transformação tanto para professores como para alunos |
Abstract: | The present research is inserted in the context of Public Educational Policies and presents an investigation about the process of implementation of curricular reorganization called More Education São Paulo Program (Programa Mais Educação São Paulo) in the final years of elementary school of São Paulo municipal schools, especially the changes that have affected the work of Mathematics teachers and trainers of teachers. For this purpose, we have formulated the following research question: In which way did Mathematics teachers and trainers of teachers of the São Paulo Municipal Education Network recontextualize the texts that circulate in the More Education São Paulo Program for the pedagogical practices? The objectives were: To identify the principles of the curriculum changes proposed by the More Education São Paulo Program for the final years of elementary school, especially regarding interdisciplinarity, shared teaching and Collaborative Authoring Work; and to analyze how Mathematics teachers and trainers of teachers have recontextualized the texts about interdisciplinarity, shared teaching and Collaborative Authorship Work for their pedagogical practices. As theoretical basis, we used the Curriculum Theories from Silva to understand the traditional, critical and post-critical currents of the Curriculum that underlie the curriculum conceptions present in the curriculum proposals, and to the theory of Basil Bernstein, particularly the Theory of Pedagogical Device, using the concepts of pedagogical recontextualization and pedagogical practice. We have adopted the qualitative research methodology of deductive-interpretative nature that has allowed us to elaborate the analytical categories. The results of the thesis indicate that when the discourse of interdisciplinarity is moved to pedagogical practice, Mathematics teachers and trainers of teachers reveal conceptual and methodological gaps to effect interdisciplinary work, as well as difficulties in dialoguing with colleagues of other areas and show concern to comply with the prescribed curriculum. Regarding to shared teaching, the subjects investigated state that this proposal for change encounters difficulties in organizational factors of schools, such as the lack of teachers, besides constituting as a new form of teaching that generates insecurity and fear. Finally, Mathematics teachers and trainers of teachers refer to Collaborative Authorship Work as one of the aspects of curriculum reorganization that has been consolidated in pedagogical practices and has acquired meanings of social intervention and transformation for both teachers and students |
Palavras-chave: | Programa Mais Educação São Paulo Políticas públicas Interdisciplinaridade Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação More Education São Paulo Program Public policy Interdisciplinarity Interdisciplinary approach in education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
Citação: | Silva, Wanusa Rodrigues da. A recontextualização do Programa Mais Educação São Paulo operada por formadores e professores de Matemática. 2019. 218 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23311 |
Data do documento: | 17-Abr-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Wanusa Rodrigues da Silva.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.