REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
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Tipo: Tese
Título: Aplicação de métodos cognitivos em ambientes virtuais de aprendizagem para os surdos na busca da construção de aprendizagem
Autor(es): Sousa, Gilcifran Vieira de
Primeiro Orientador: Basbaum, Sérgio Roclaw
Resumo: Este estudo tem o objetivo de desenvolver uma pesquisa e análise de ambientes virtuais voltados para aprendizagem destinado a educação dos Surdos, visando contribuir para aplicabilidade de novas tecnologias e metodologias de ensino na inclusão digital de educando com necessidades educativas especiais auditivas. Identificar os modelos cognitivos ligados a novas formalizações e sistemas de transmissão educativas para os Surdos, pesquisando e analisando os ambientes em hipermídia voltados para aprendizagem com formalização de conteúdos para ser utilizado por educando Surdo, analisar os recursos das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), pesquisa e análise da aprendizagem dos surdos, através dos ambientes virtuais voltados para eles, destacando-se ai as pesquisas sobre formalização de conteúdos digitais, a investigação dos problemas advindos da dinâmica cognitiva nos ambientes digitais e as novas metodologias para educação especial, considerando-se que estes, aliados com a prática, são os “feedbacks” que se deve ter para trabalhar com inclusão digital voltada para as pessoas com necessidades educacionais especiais auditivas. A fundamentação teórica desta pesquisa está articulada com os conceitos de modelos cognitivos, formação dos educadores, uso da Internet, aplicabilidade das novas tecnologias da informação, ambientes hipermídia, utilização de novas metodologias de ensino com o uso de repositório de informações para a educação especial auditiva. A partir destes pressupostos teóricos foi possível conduzir o processo de formação para favorecer a contextualização da prática pedagógica dos professores e o uso das novas tecnologias da informação e mediar a análise das estratégias de solução dos problemas detectados no ambiente de ensino voltados para os Surdos. Conclui-se que o planejamento de uma Arquitetura da Informação Digital Inclusiva, focada na acessibilidade, na usabilidade, nas tecnologias de informação e comunicação pode viabilizar a inclusão digital e social de usuários Surdos em ambientes computacionais na Internet
Abstract: This study aims to develop a research and analysis of virtual environments aimed at learning for the education of the deaf, aiming to contribute to the applicability of new technologies and teaching methodologies in the digital inclusion of educators with special educational needs auditory. To identify the cognitive models linked to new formalizations and educational transmission systems for the deaf, by researching and analyzing the hypermedia environments for learning with content formalization to be used by Deaf students, analyzing the resources of the new Information and Communication Technologies), research and analysis of the learning of the deaf through the virtual environments aimed at them, highlighting the research on digital content formalization, the investigation of the problems arising from cognitive dynamics in digital environments and the new methodologies for special education, considering these are all the feedbacks that must be had to work with digital inclusion for people with special educational hearing needs. The theoretical basis of this research is articulated with the concepts of cognitive models, educator training, Internet use, applicability of new information technologies, hypermedia environments, use of new teaching methodologies with the use of information repository for special auditory education. Based on these theoretical assumptions, it was possible to conduct the training process to favor the contextualization of teachers' pedagogical practice and the use of new information technologies and to mediate the analysis of strategies to solve the problems detected in the teaching environment for the deaf. It is concluded that the planning of an Inclusive Digital Information Architecture, focused on accessibility, usability, information and communication technologies can enable the digital and social inclusion of Deaf users in Internet computing environments
Palavras-chave: Ambiente virtual de aprendizagem
Cognição
Surdos - Ensino auxiliado por computador
Usabilidade
Virtual learning environment
Cognition
Deaf - Computer-assisted instruction
Usability
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Sousa, Gilcifran Vieira de. Aplicação de métodos cognitivos em ambientes virtuais de aprendizagem para os surdos na busca da construção de aprendizagem. 2019. 205 f. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23170
Data do documento: 11-Fev-2020
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