REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23157
Tipo: Tese
Título: O estágio na formação do pedagogo e suas contribuições como componente curricular
Autor(es): Lima, Dayane Feitosa
Primeiro Orientador: Masetto, Marcos Tarciso
Resumo: Este estudo insere-se na linha de pesquisa “Formação de Educadores”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem por objetivo avaliar e discutir uma proposta de estágio como componente curricular e quais suas contribuições para formação do pedagogo, identificar a concepção ou concepções de estágio presente (s) nas Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia da UEA/CEST. Para tanto, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa; os dados coletados podem ser considerados produção de informações, de acordo com Chizotti (2006). Os sujeitos da pesquisa são egressos, alunos em formação e professores do estágio supervisionado. Os aportes teóricos ancoram-se, principalmente, em autores como: Contreras (2002), Ghedin (2002), Lima (2008), Masetto (2014), Pimenta (1992), (2004), Zabalza (2014). A análise dos dados referenda a seguinte tese: “Um processo de estágio supervisionado para o curso de Licenciatura em Pedagogia pode contribuir para a formação do (a) pedagogo (a) na região do médio Solimões".? Sendo assim, espera-se que o estudo contribua com as discussões que evidenciam a importância de uma proposta de estágio focada na formação profissional considerando as dimensões em que acontece o processo de estágio colaborativo que contribuirá tanto para formação inicial dos acadêmicos quanto para os futuros docentes do CEST/UEA. É necessário compreender, analisar e avaliar as diversas dimensões do estágio supervisionado. Espera-se, com a pesquisa, redimensionar o momento do estágio e que ele propicie uma formação que permita completar as aprendizagens disciplinares, enriquecendo-as mediante a possibilidade de aplicá-las em contextos profissionais reais
Abstract: Este estudio es parte de la línea de investigación "Formación de educadores", del Programa de Posgrado en Educación de la Pontificia Universidad Católica de São Paulo (PUC-SP). Su objetivo es evaluar y discutir una propuesta de pasantía como componente curricular y cuáles son sus contribuciones a la educación del educador, para identificar la concepción o las concepciones de la pasantía presente en las Directrices curriculares para el curso de pedagogía en UEA / CEST. Por lo tanto, es una investigación con un enfoque cualitativo; los datos recopilados pueden considerarse producción de información, según Chizotti (2006). Los sujetos de investigación son graduados, estudiantes en formación y profesores de la pasantía supervisada. Las contribuciones teóricas se basan principalmente en autores como: Contreras (2002), Ghedin (2002), Lima (2008), Masetto (2014), Pimenta (1992), (2004), Zabalza (2014). El análisis de los datos respalda la siguiente tesis: "Un proceso de pasantía supervisada para el curso de Pedagogía puede contribuir a la educación del educador en la región de Solimões medio". Por lo tanto, se espera que El estudio contribuye a las discusiones que muestran la importancia de una propuesta de pasantía centrada en la formación profesional teniendo en cuenta las dimensiones en las que se lleva a cabo el proceso de pasantía colaborativa, lo que contribuirá tanto a la formación inicial de los académicos como a los futuros maestros en CEST / UEA. Comprender, analizar y evaluar las diversas dimensiones de la pasantía supervisada Se espera, con la investigación, cambiar el tamaño del momento de la pasantía y que proporciona una capacitación que permita completar los aprendizajes disciplinarios, enriqueciéndolos a través de la posibilidad de aplicarlos en contextos verdaderos profesionales
Palavras-chave: Programas de estágio
Professores de matemática - Formação profissional
Prática de ensino
Internship programs
Mathematics teachers - Occupational training
Student teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Lima, Dayane Feitosa. O estágio na formação do pedagogo e suas contribuições como componente curricular. 2020. 120 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23157
Data do documento: 3-Jul-2020
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dayane Feitosa Lima.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.