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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23125
Tipo: | Dissertação |
Título: | O conto de fadas na tradição e no contemporâneo: (dois momentos para reflexão) |
Autor(es): | Fregotte, Ariane |
Primeiro Orientador: | Bastazin, Vera Lúcia |
Resumo: | Esta pesquisa aborda as raízes históricas do conto tradicional a partir das versões de Cinderela, de Perrault (1697) e dos irmãos Grimm (1812-1815), selecionadas para uma análise comparativa à da recriação de Paula Pimenta, na obra Cinderela Pop (2015). Nossa proposta tem por objetivo mais amplo identificar as variações que o conto Cinderela sofreu quando se coloca lado a lado as versões de Perrault e dos irmãos Grimm, e a de Paula Pimenta. Ainda como objetivo, propomos contextualizar a literatura tradicional, assim como analisar as diferenças e semelhanças entre as três versões selecionadas, destacando a influência das novas mídias na versão contemporânea de Paula Pimenta. Para tanto, orientamo-nos pela seguinte problematização: é possível afirmar que as duas versões tradicionais do conto Cinderela e sua recriação em forma de novela juvenil na contemporaneidade estejam associadas às modificações da estrutura escrita do conto de fadas ocorridas através dos tempos? Para responder à questão, levantamos como hipótese, que a realidade da literatura de tradição oral e o surgimento da escrita ajudam, de alguma forma, na compreensão, ampliação e até adensamento da leitura interpretativa do conto. A fundamentação teórica da pesquisa baseia-se em apontamentos de Italo Calvino (1999), Teresa Colomer (2017), Nelly Novaes Coelho (1991), Bruno Bettelheim (1980), Vladimir Propp (1983), Fernando Segolin (2006), Samira de Mesquita (2006) e Walter Benjamin (2012). Entre outras considerações, esta pesquisa nos aponta que as variações desde a tradição oral, evidenciam momentos históricos que compõem um cenário de fundo das transformações dos contos, em especial, Cinderela, uma das narrativas mais destacadas, dentre os contos infantis |
Abstract: | This research deals with the historical roots of the traditional tales, based on the versions of Cinderella, Perrault (1697) and the brothers Grimm (1812-1815), selected for a comparative analysis with the recreation of Paula Pimenta, in the work Cinderela Pop (2015). Our proposal has a broader objective to identify the variations that the Cinderella tale suffered when placed side by side versions of Perrault and the Brothers Grimm, and Paula Pimenta. Still as an objective, we propose to contextualize the traditional literature, as well as to analyze the differences and similarities between the three selected versions, highlighting the influence of new media in the contemporary version of Paula Pimenta. Therefore, we are guided by the following problematization: is it possible to affirm that the two traditional versions of the short story Cinderella and its recreation in the form of a youth novel in contemporary times are associated with the changes in the written structure of fairy tales that have occurred through the ages? To answer the question, we raised the hypothesis that the reality of oral tradition literature and the emergence of writing helps, in some way, in the understanding, expansion and even densification of the interpretative reading of the tale. The theoretical basis of the work is based on indicators by Italo Calvino (1999), Teresa Colomer (2017), Nelly Novaes Coelho (1991), Bruno Bettelheim (1980), Vladimir Propp (1983), Fernando Segolin (2006), Samira de Mesquita (2006) and Walter Benjamin (2012). Among other considerations, this research points out that the variations since the oral tradition, evidence historical moments that compose a background scenario of the tales transformations, in particular, Cinderella, one of the most outstanding expressions among the children's stories |
Palavras-chave: | Contos de fadas Perrault, Charles [1628-1703] - Crítica e interpretação Pimenta, Paula [1974- ] - Crítica e interpretaço Fairy tales Perrault, Charles [1628-1703] - Criticism and interpretation Pimenta, Paula [1974- ] - Criticism and interpretation |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária |
Citação: | Fregotte, Ariane. O conto de fadas na tradição e no contemporâneo: (dois momentos para reflexão). 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23125 |
Data do documento: | 4-Jun-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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