REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de implementação do programa de Educação Especial de São Paulo em uma Escola Municipal
Título(s) alternativo(s): Implementation evaluation of the São Paulo Special Education program in a Municipal School
Autor(es): Rodrigues, Cristiane de Oliveira Figueiredo
Primeiro Orientador: Gimenes, Nelson Antonio Simão
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo avaliar a implementação do programa de educação especial da prefeitura de São Paulo em uma escola municipal de ensino fundamental. A Política Paulistana de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, regida pelo Decreto nº 57.379/2016 e pela Portaria nº 8.764/2016, entrou em vigor em 2017. Cabe verificar como ocorreu sua implementação na unidade educacional selecionada. Foi realizado um levantamento do histórico da educação especial, buscando conceituar essa modalidade de ensino e apresentar a sua história no país sob o ponto de vista das legislações, abordando e diferenciando os paradigmas da integração e da inclusão. O referencial teórico foi construído em torno dos fundamentos da avaliação de programas, apresentando conceitos indispensáveis para compreendê-la, bem como situando, no ciclo de políticas, a abordagem escolhida para a avaliação, que é a de implementação, além de retratar os seus fundamentos. A metodologia de análise é, prioritariamente, qualitativa. Em primeiro lugar, realiza-se uma descrição dos documentos legais, que são a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva Inclusiva, bem como o decreto e a portaria que regulamentam o programa no município. Em seguida, avalia-se como ocorreu a implementação deste programa, a partir das informações recebidas por meio de observação, questionários e entrevistas, dentro da EMEF selecionada. Foram três níveis de investigação: os equipamentos, os recursos humanos e os serviços. Os resultados apresentados mostram que o programa foi implementado na escola analisada, sendo que nos eixos de equipamentos observa-se efetividade na implementação. Já nos eixos dos serviços e dos recursos humanos, verificou-se que houve a implementação da maioria das demandas envolvidas, porém com algumas fissuras, pois há impasses e desafios a serem supridos, destacando-se a formação continuada, a dificuldade de interlocução com a família e com os serviços de saúde, o número de reduzido de profissionais no serviço de apoio
Abstract: This research aimed to evaluate the implementation of the special education program of the city of São Paulo in a municipal elementary school. The Paulistana Special Education Policy, from the perspective of Inclusive Education, governed by Decree nº 57.379 / 2016 and Ordinance nº 8.764 / 2016, came into force in 2017. It is worth checking how it was implemented in the selected educational unit. A study of the history of special education was carried out, seeking to conceptualize this type of teaching and to present its history in the country from the point of view of legislation, addressing and differentiating the paradigms of integration and inclusion. The theoretical framework was built around the fundamentals of program evaluation, presenting essential concepts to understand it, as well as situating, in the policy cycle, the approach chosen for evaluation, which is implementation, in addition to portraying its fundamentals. The analysis methodology is, primarily, qualitative. First, a description of the legal documents, which are the National Policy for Special Education, in the Inclusive Perspective, as well as the decree and ordinance that regulate the program in the municipality, are carried out. Then, it is evaluated how the implementation of this program occurred, based on the information received through observation, questionnaires and interviews, within the selected EMEF. There were three levels of investigation: equipment, human resources and services. The results presented show that the program was implemented in the analyzed school, and in the equipment axis it is observed effectiveness in the implementation. In the areas of services and human resources, it was found that there was the implementation of most of the demands involved, but with some cracks, because there are impasses and challenges to be met, with emphasis on continuing education, the difficulty of talking to the family and health services, the reduced number of professionals in the support service
Palavras-chave: Avaliação educacional
Educação especial - Programa de atividades
Educação Especial
Education - Evaluation
Special education - Activity programs
Special education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Rodrigues, Cristiane de Oliveira Figueiredo. Avaliação de implementação do programa de Educação Especial de São Paulo em uma Escola Municipal. 2020. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23085
Data do documento: 12-Mar-2020
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