REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22912
Tipo: Dissertação
Título: Currículo: a implantação do laptop educacional no município de Cordeirópolis – SP
Autor(es): Talarico, Felipe Fernando
Primeiro Orientador: Silva, Maria da Graça Moreira da
Resumo: Essa pesquisa se insere na linha de pesquisa Novas Tecnologias na Educação do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem como objetivo investigar a prática pedagógica dos professores no primeiro ano de implantação do projeto de introdução de laptops educacionais em uma escola do município de Cordeirópolis, estado de São Paulo. Com abordagem qualitativa, foi realizada a observação de 5 professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em uma escola além de entrevistas com a coordenação do Projeto analisado e questionário aplicado aos professores sobre a percepção sobre o uso das tecnologias em sua prática. Como resultados principais, identificou-se que os professores fazem uso sistemático das tecnologias tanto no planejamento como no dia a dia, o que contribui no processo de integração das tecnologias em sua prática e ao currículo. Condições favoráveis de infraestrutura e a gestão também contribuíram no processo
Abstract: This research is part of the research line New Technologies in Education of the Graduate Program in Education: Curriculum of the Pontifical Catholic University of São Paulo. It aims to investigate the pedagogical practice of teachers in the first year of implementation of the project to introduce educational laptops in a school in Cordeirópolis, state of São Paulo. With a qualitative approach, five teachers from the 1st to the 5th grade of elementary school were observed in a school, as well as interviews with the coordination of the project analyzed and a questionnaire applied to teachers about the perception of the use of technologies in their practice. As main results, it was identified that teachers make systematic use of technologies in both planning and daily life, which contributes to the process of integration of technologies in their practice and curriculum. Favorable infrastructure conditions and management also contributed to the process
Palavras-chave: Currículo
Tecnologia educacional
Laptop educacional
Ensino auxiliado por computador
Curriculum
Educational technology
Educational laptop
Computer-assisted instruction
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Talarico, Felipe Fernando. Currículo: a implantação do laptop educacional no município de Cordeirópolis – SP. 2019. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22912
Data do documento: 25-Nov-2019
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Felipe Fernando Talarico.pdf936,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.