REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22821
Tipo: Dissertação
Título: Análise de percepções acerca do processo de ensino e aprendizagem de cirurgia em pequenos animais no curso de Medicina Veterinária
Autor(es): Honji, Rubens Machado
Primeiro Orientador: Azevedo, Gisele Regina de
Resumo: Introdução: O Brasil é o país com o maior número de escolas de Medicina Veterinária no mundo e, em suas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação, define que o perfil do egresso contempla conteúdo teórico-prático relacionado com a cirurgia veterinária. Objetivo: analisar as percepções sobre o ensino e a aprendizagem de cirurgia em pequenos animais, no curso de Medicina Veterinária, sob a ótica de docentes, discentes e profissionais. Material e Método: A população do estudo incluiu quatro docentes, cinco estudantes e cinco profissionais recém-formados em medicina veterinária, em diferentes instituições de ensino. Foram realizadas entrevistas do tipo aberta, com perguntas norteadoras. A análise dos dados foi feita através do método de análise de conteúdo utilizando referencial teórico de Laurence Bardin. Resultados: Os discursos resultaram em duas unidades temáticas, sendo a primeira “perspectivas do aprendizado na cirurgia veterinária”, subdividida nas categorias aprendizado teórico satisfatório, aprendizado prático insatisfatório, aprendizado prático satisfatório no estágio, aprendizado teórico-prático satisfatório e aprendizado teórico-prático insatisfatório, e a segunda unidade temática “ensino na cirurgia veterinária” subdividida nas categorias processo de ensino-aprendizagem, necessidade de aumento de carga horária prática e necessidade de aprimoramento docente
Abstract: Introduction: Brazil is the country with the most number of Veterinary Medicine colleges in the world and in the National Curricular Guidelines for Undergraduate Courses, wich the egress’ profile includes theoretical and practical content related to veterinary surgery. Aim: Analyze the perceptions about the teaching and learning in small animals’ surgery, in Veterinary Medicine Education Programs, from the perspective of teachers, students and professionals. Method: The sample included four teachers, five students and five newly veterinary professionals from different educational institutions. The open interviews were conducted with guiding questions and the analysis of the data was done through the content analysis’ method using Laurence Bardin’s theoretical reference. RESULTS: The discourses resulted in two thematic units, of wich the first was "perspectives of learning in veterinary surgery", divided into the categories of satisfactory theoretical learning, unsatisfactory practical learning, satisfactory practical learning in the internship, satisfactory theoretical-practical learning and poor theoretical-practical learning, and the second thematic unit "teaching in veterinary surgery" divided into categories teaching-learning process, need to increase practical workload and need for teacher improvement
Palavras-chave: Medicina veterinária de pequenos animais
Cirurgia veterinária
Veterinária - Estudo e ensino
Pet medicine
Veterinary surgery
Veterinary - Study and teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Honji, Rubens Machado. Análise de percepções acerca do processo de ensino e aprendizagem de cirurgia em pequenos animais no curso de Medicina Veterinária. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22821
Data do documento: 7-Nov-2019
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rubens Machado Honji.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.