REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22782
Tipo: Dissertação
Título: Diferença cultural, políticas e representações sobre inclusão escolar de imigrantes bolivianos no Município de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Cultural difference, policies and representations on school inclusion of bolivian immigrants in the Municipality of São Paulo
Autor(es): Masella, Ana Paula Ignacio
Primeiro Orientador: Silveira, Nadia Dumara Ruiz
Resumo: Esta pesquisa tem como foco a realidade da imigração, presente mundial e localmente, a qual se expressa numa problemática que envolve esse fenômeno em várias dimensões, colocando em destaque questões de natureza sociocultural e educacional. O objetivo norteador do estudo tem como foco central analisar a inclusão escolar de imigrantes bolivianos na rede pública de ensino da cidade de São Paulo, no âmbito das políticas públicas e de representações discentes nesse contexto. A metodologia caracteriza-se pela abordagem qualitativa que alicerça a pesquisa bibliográfica e a análise documental como procedimentos adotados. Os resultados mais expressivos das análises realizadas indicam um quantitativo expressivo de imigrantes bolivianos residentes na cidade de São Paulo e a necessidade de promoção de uma educação plural e inclusiva que assegure o acesso e a permanência desses educandos nas unidades educacionais em igualdade de condições, preservando sua cultura de origem. As políticas públicas, associadas a esse cenário, indicam que os fluxos migratórios, a interculturalidade e o currículo emancipador constituem parâmetros relevantes para a estruturação de uma escola para todos, e exige uma formação de professores condizente às exigências emergentes desse contexto
Abstract: This research focuses on the reality of immigration, present worldwide and locally, which is expressed in a problem that involves this phenomenon in various dimensions, highlighting issues of a socio-cultural and educational nature. The guiding objective of the study is to focus on the school inclusion of Bolivian immigrants in the public school system of the city of São Paulo, within the scope of public policies and student representations in this context. The methodology is characterized by the qualitative approach that bases the bibliographic research and the documentary analysis as adopted procedures. The most expressive results of the analyzes carried out indicate a significant number of Bolivian immigrants living in the city of São Paulo and the need to promote a plural and inclusive education that ensures the access and permanence of these students in educational units on equal terms, preserving their origin culture. The public policies associated with this scenario indicate that migratory flows, interculturality and the emancipating curriculum are relevant parameters for the structuring of a school for all, and require teacher training consistent with the emerging demands of this context
Palavras-chave: Imigrantes - Assimilação cultural
Bolivianos - São Paulo (cidade)
Direito à educação
Educação inclusiva
Immigrants - Cultural assimilation
Bolivians - São Paulo (Brazil)
Right to education
Inclusive education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Masella, Ana Paula Ignacio. Diferença cultural, políticas e representações sobre inclusão escolar de imigrantes bolivianos no Município de São Paulo. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22782
Data do documento: 3-Out-2019
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Ignacio Masella.pdf951,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.