REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22757
Tipo: Dissertação
Título: Urologia na graduação médica: como é oferecida e quais fatores influenciam na escolha desta especialidade
Título(s) alternativo(s): Urology in medical graduation: how it is offered and what factors influence the choice of this specialty
Autor(es): Goncalves, Rafael Pauletti
Primeiro Orientador: Sampaio Neto, Luiz Ferraz de
Resumo: Introdução: O conhecimento médico aumentou no último século. A forma de ensino também evoluiu, porém nem todas as áreas de conhecimento se adaptaram, entre elas a urologia. Em vista da prevalência das doenças urológicas e que parte dos egressos atuará como médico generalista, é necessário bom conhecimento na área. Objetivos: Detalhar a forma que os conhecimentos da área de urologia foram ofertados na graduação e quais fatores podem ter influenciado na escolha da residência médica em urologia como especialidade médica. Metodologia: Estudo observacional, transversal, descritivo quantitativamente e qualitativamente, com médicos residentes dos programas de residência médica em urologia das faculdades de medicina da PUC-SP, UFSC e UFRN. A forma de contato e fatores que contribuíram para a escolha da especialidade foram obtidos através de questionário e entrevista individual. Resultados: A amostra teve 15 médicos residentes, sendo 40% provenientes de escolas com currículo tradicional e 60% com métodos ativos. Noventa e três porcento relataram contato a partir do 4º ano da graduação e 40% das primeiras atividades ocorreram na forma de atividades práticas. Identificou-se que 33,3% não foram treinados no cateterismo vesical. Na análise qualitativa, 80% relataram a complexidade cirúrgica como motivo de escolha e 60% relataram que a influência do professor motivou a escolha. Discussão: O ensino médico é algo difícil de ser avaliado e mensurado. Estudos publicados demonstram que o estágio durante a graduação na área de urologia se tornou optativo nas escolas americanas, porém muito se debate a respeito do impacto que isto tenha sobre os egressos. Conclusão: Nosso estudo demonstrou que independentemente do método de ensino, a exposição na área da urologia ocorre nos últimos anos da graduação, com ênfase na parte prática. E a complexidade cirúrgica e a influência do professor foram os fatores que influenciaram a escolha da residência médica em urologia como especialidade médica
Abstract: Introduction: Medical knowledge has increased in the last century. The form of teaching has also evolved, but not all areas of knowledge have adapted, including urology. Given the prevalence of urological diseases and which part of the graduates will act as a general practitioner, good knowledge in the area is required. Objectives: To detail how the knowledge of the field of urology was offered in undergraduate studies and which factors may have influenced the choice of medical residency in urology as a medical specialty. Methodology: This was an observational, cross-sectional, descriptive, quantitative and qualitative study with resident physicians from the urology residency programs of the medical schools of PUC-SP, UFSC and UFRN. The form of contact and factors that contributed to the choice of specialty were obtained through a questionnaire and individual interview. Results: The sample had 15 resident physicians, 40% from schools with traditional curriculum and 60% with active methods. Ninety-three percent reported contact from the 4th year of graduation and 40% of the first activities took place as practical activities. It was found that 33.3% were not trained in bladder catheterization. In the qualitative analysis, 80% reported surgical complexity as a reason for choice and 60% reported that the influence of the teacher motivated the choice. Discussion: Medical education is difficult to evaluate and measure. Published studies show that undergraduate internship in the field of urology has become optional in American schools, but there is much debate about the impact this has on graduates. Conclusion: Our study showed that regardless of the teaching method, exposure in the area of urology occurs in the last years of graduation, with emphasis on the practical part. And the surgical complexity and the influence of the teacher were the factors that influenced the choice of medical residency in urology as a medical specialty
Palavras-chave: Educação médica
Urologia
Internato e residência
Orientação profissional
Medical education
Urology
Internship and residency
Vocational guidance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Goncalves, Rafael Pauletti. Urologia na graduação médica: como é oferecida e quais fatores influenciam na escolha desta especialidade. 2019. 36 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22757
Data do documento: 13-Set-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafael Pauletti Gonçalves.pdf321,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.