REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22714
Tipo: Dissertação
Título: Pedagogia do surdo: formação continuada para surdos instrutores e professores da Língua Brasileira de Sinais - Libras
Autor(es): Oliveira, Priscilla Roberta Gaspar de
Primeiro Orientador: Noffs, Neide de Aquino
Resumo: Esta dissertação, cujo título é Pedagogia do Surdo: formação continuada para Surdos Instrutores e Professores da Língua Brasileira de Sinais – Libras, como foco de pesquisa alternativa para a constituição da Libras, por extenso, como área curricular, tem como objetivo geral identificar a metodologia e a didática adotadas por instrutores e professores surdos no ensino da Libras como primeira e segunda língua. Abarca duas experiências relevantes: a primeira pessoal, da autora Surda, pertencente à Comunidade Surda, onde fluem a Língua de Sinais e a Cultura Surda, que favorecem a formação identitária do sujeito Surdo; a segunda profissional, como professora de Surdos e não surdos, buscando compreender a formação de instrutores e de professores Surdos. Utiliza como base teórica autores relacionados à educação de Surdos, tais como: Skliar, Campello, Reis, Quadros e outros, verifica como os profissionais Surdos são vistos perante o currículo escolar, como podem provocar mudanças em sua formação acadêmica e contribuir na inovação metodológica e didática no ensino da Libras como primeira e segunda língua. Aponta possibilidades e caminhos para a construção de um currículo que contemple as visões dos demais envolvidos na Educação de Surdos, possibilitando que percebam a importância do trabalho elaborado no ensino da Libras, como primeira e segunda língua
Abstract: This dissertation, entitled Deaf Pedagogy: continuing education for Deaf Instructors and Teachers of the Brazilian Sign Language – “Libras”, which focuses on an alternative research for the constitution of Libras, in full, as a curricular area, has as a general objective to identify the methodology and the didactics adopted by Deaf instructors and teachers in teaching Libras as first and second language. This study, here it involves two parts: the first part is the experience lived by the author since she, herself, is deaf and a member of the deaf community, where the deaf sign language and culture flow, leading to the identity formation of the deaf; the second part as a Deaf and Listening teacher, aiming at understanding the formation of deaf instructors and teachers. Founded on theoretical basis authors were involved in Deaf Education, such as: Skliar, Campello, Reis, Quadros and others, and have proved how Deaf professionals are seen before the school curriculum; There is no record in practice about how to interfere in a change concerning their academic development and how to collaborate in methodological and didactic innovation in teaching Libras as first and second language. As a research methodology, deaf instructors are the main subject of this dissertation in order to guarantee a real mapping of conceptions, formation and meanings of teaching. Therefore, as a result in construction, this work has the purpose to point out possibilities and paths for the construction of a curriculum that can create new views from the others involved in the Education of the Deaf, making them realize the importance of the work developed in the teaching of Libras, as first and second language
Palavras-chave: Língua Brasileira de Sinais
Cultura surda
Professores de surdos
Professores de educação especial - Formação
Libras
Deaf culture
Teachers of the deaf
Special education teachers - Training of
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Oliveira, Priscilla Roberta Gaspar de. Pedagogia do surdo: formação continuada para surdos instrutores e professores da Língua Brasileira de Sinais - Libras. 2019. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22714
Data do documento: 4-Out-2019
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Priscilla Roberta Gaspar de Oliveira.pdf510,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.