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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22712| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Empatia: atitude fundamental do professor do ensino superior estudo teórico sobre empatia e práticas pedagógicas no ensino superior |
| Autor(es): | Carnizelo, Nicole Rodrigues |
| Primeiro Orientador: | Masetto, Marcos Tarciso |
| Resumo: | O propósito desta pesquisa é investigar a influência de práticas pedagógicas de empatia no relacionamento do professor e do aluno na facilitação do processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Superior. Através de pesquisa qualitativa, utilizando a pesquisa bibliográfica e análise de documentos, pretendeu-se compreender os significados que os autores dão à empatia propondo uma conceituação de empatia na docência. Para desvelar como a empatia se manifesta nas práticas docentes no relacionamento professor e aluno e entender como ela influencia a aprendizagem, realizamos um levantamento de informações do livro What do the best teachers do de Ken Bain (2004) no qual são investigados e analisados criticamente os diversos relatos de atitudes de professores que traduzem um comportamento de empatia no exercício da docência. Ampliamos a pesquisa com o levantamento de outros autores que trabalharam essa temática, em particular Carl Rogers, à luz das concepções da Abordagem Centrada na Pessoa, originada na psicologia clinica e também aplicada no âmbito educacional; Daniel Goleman e os estudos da inteligência social, Brene Brown e seus estudos sobre coragem, vulnerabilidade, vergonha e empatia, Marcos Masetto no âmbito da docência, entre outros. A análise dos textos permitiu compreender em maior profundidade os significados que seus autores dão à empatia. Reconhecemos que não há em todos os exemplos usados a mesma linguagem para descrever práticas pedagógicas de empatia. No entanto, conforme evoluímos na pesquisa, por meio da literatura, a conceituação de empatia nos ajudou a revelar nas terminologias e cenas descritas, lugares comuns às práticas, modos de pensar e agir que reconhecemos como padrões da prática de empatia na medida em que apontam para a humanização da relação professor – aluno com a compreensão da perspectiva do aluno, de quem ele é, o que sente, suas aspirações e como aprende, demonstrando confiança em sua capacidade de aprendizagem, estimulando uma sensação de segurança, liberdade e motivação para o conhecimento como instrumento da facilitação da aprendizagem |
| Abstract: | The purpose of this research is to investigate the influence of pedagogical practices of empathy in the relationship between teachers and students in facilitating the learning process of students of higher education. Through a qualitative approach, using bibliographic research and documents analysis, we intended to understand the meanings that the authors give to empathy by proposing a conceptualization of empathy in teaching. To unveil how empathy manifests itself in teaching practices in the teacher-student relationship and to understand how it influences learning, we conducted a survey of information from Ken Bain's book What do the best teachers do (2004), where we investigate and critically analyze several reports of teachers' attitudes that reflect an empathetic behavior in the teaching practice. We’ve expanded the research with the survey of other authors who worked on this theme, in particular Carl Rogers, in light of the conceptions of the Person Centered Approach, originated in clinical psychology and also applied in the educational field; Daniel Goleman and the studies of social intelligence, Brene Brown and her studies on courage, vulnerability, shame and empathy, Marcos Masetto in teaching, among others. The analysis of the texts allowed us to understand in greater depth the meanings that their authors give to empathy. We recognize that not all examples use the same language to describe pedagogical practices of empathy. However, as we evolved from research through the literature, the conceptualization of empathy helped us reveal in the terminologies and scenes described, commonplace practices, ways of thinking and acting that we recognize as patterns of empathy practice as they point to for the humanization of the teacher - student relationship with the understanding of the student 's perspective, of who he / she is, what he / she feels, his / her aspirations and how he / she learns, demonstrating trust in their learning capacity, stimulating a sense of security, freedom and motivation for the student knowledge as an instrument for facilitating learning |
| Palavras-chave: | Empatia Prática de ensino Aprendizagem significativa Empathy Student teaching Meaningful learning |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
| Citação: | Carnizelo, Nicole Rodrigues. Empatia: atitude fundamental do professor do ensino superior - estudo teórico sobre empatia e práticas pedagógicas no ensino superior. 2019. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22712 |
| Data do documento: | 2-Out-2019 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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