REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
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dc.creatorSouza, Cátia Cristina da Mota Martins de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8411727Z6por
dc.contributor.advisor1Noffs, Neide de Aquino-
dc.date.accessioned2019-09-24T11:17:53Z-
dc.date.issued2019-09-10-
dc.identifier.citationSouza, Cátia Cristina da Mota Martins de. A formação da equipe de apoio à educação na unidade escolar. 2019. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/22608-
dc.description.resumoA formação de profissionais da educação é um pilar fundamental para o avanço da educação pública, capacitando-os para as questões da sociedade atual, em especial, a formação da Equipe de Apoio à Educação (EAE) no contexto escolar. Neste sentido, esta pesquisa teve como indagação: A Unidade Escolar é o lócus da formação dos profissionais da EAE? A EAE integra a equipe escolar das Unidades da Rede Municipal, composta, na escola, por: Agentes de Apoio (vigilância) e Auxiliares Técnicos de Educação (secretaria e inspetoria). O embasamento teórico teve o estudo das legislações pertinentes, da andragogia e de pesquisadores da educação, como Alarcão (2011), Feldmann (2003), Masetto (2003), Noffs (2003), Freire (1999), entre outros. A metodologia empregada partiu do estudo bibliográfico e documental, da pesquisa de campo de abordagem qualitativa, utilizando como instrumento o questionário com a EAE.O capítulo inicial discorre sobre os aspectos legais, “(Re)Conhecendo os trabalhadores não docentes no sistema educacional: Fundamentos Legais”. O segundo capítulo, aborda a “Equipe de Apoio à Educação: Atores (In)visíveis”. O terceiro capítulo apresenta a “Proposta de formação para a EAE”. O quarto capítulo, “Metodologia: o caminho percorrido”. E o quinto capítulo, “Analisando os dados”. Entendemos que a presente temática é relevante, pois, além de haver poucos estudos acadêmicos em torno desta, a formação da EAE é questão importante e urgente para uma educação pública melhor, devendo ser refletida e cuidada com ações que atentem para as necessidades destes atores, seu valor no processo educativo e sua formação como cidadãospor
dc.description.abstractThe training of education professionals is a fundamental pillar for the advancement of public education, training them to the issues of today's society, especially the formation of the Education Support Team (SEA) in the school context. In this sense, this research had as an inquiry: Is the School Unit the locus of the training of EAE professionals? EAE is part of the school team of the Units of the Municipal Network, composed in the school by: Support Agents (surveillance) and Technical Auxiliary Education (secretariat and province). The theoretical basis was the study of relevant legislation, andragogy and education researchers, such as Alarcão (2011), Feldmann (2003), Masetto (2003), Noffs (2003), Freire (1999) and others. The methodology used was based on the bibliographical and documentary study of the qualitative approach field research, using as an instrument the questionnaire with EAE. The initial chapter discusses the legal aspects, "(Re) Knowing the non-teaching workers in the educational system: Fundamentals Cool". The second chapter deals with the "Education Support Team: Visible (In) Actors". The third chapter presents the "Training Proposal for SEA". The fourth chapter, "Methodology: the way traveled". And the fifth chapter, "Analyzing the Data." We believe that the present theme is relevant because, in addition to having few academic studies about it, the formation of SEA is an important and urgent issue for a better public education, and should be reflected and taken care of with actions that address the needs of these actors, its value in the educational process and its formation as citizenseng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/50424/C%c3%a1tia%20Cristina%20da%20Mota%20Martins%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPessoal da área de educaçãopor
dc.subjectEscolas públicas - Empregadospor
dc.subjectAndragogiapor
dc.subjectEducation personneleng
dc.subjectPublic schools - Employeeseng
dc.subjectAndragogyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleA formação da equipe de apoio à educação na unidade escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
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