REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22594
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento da cultura surda no currículo de escolas bilíngues para surdos: a fala de professores surdos
Título(s) alternativo(s): Development of the deaf culture in the curriculum of bilingual schools for the deaf: the speech of deaf teachers
Autor(es): Nakasato, Ricardo Quiotaca
Primeiro Orientador: Silveira, Nadia Dumara Ruiz
Resumo: Esta dissertação de mestrado, realizada por um pesquisador Surdo – Ricardo Nakasato, tem como foco de interesse a contextualização da Língua de Sinais, da Cultura Surda, do currículo e da educação bilíngue, ao relevar a importância da compreensão do currículo bilíngue como possibilidade de desenvolvimento da Cultura Surda na escola e a necessidade de reflexão crítica sobre o papel do professor Surdo nesse processo. Através de estudo referente aos parâmetros teóricos de diferentes autores sobre o tema, traça-se um paralelo com os pressupostos socioculturais e a visão antropológica da surdez, ao delinear características essenciais para a constituição do Ser Surdo como sujeito pleno de direitos. Justifica-se, portanto, o objetivo desta pesquisa: analisar as articulações entre a Cultura Surda e o currículo escolar em escolas bilíngues para Surdos, identificando suas concepções e implicações por meio de representações expressas na fala de professores Surdos. A base teórica da pesquisa teve como referência autores como: Abramowicz (2006), Pereira (2011), Quadros e Karnopp (2004), Sacks (1998), Skliar (1998, 1999), entre outros. Por meio de uma metodologia qualitativa, a pesquisa de campo se desenvolveu com a realização de entrevistas junto a quatro professores Surdos que atuam em escola bilíngue a fim de compreender suas práticas e seu posicionamento crítico frente ao currículo escolar, considerando sua relação com a Cultura Surda
Abstract: This master's dissertation, conducted by a Deaf researcher - Ricardo Nakasato, focuses on the contextualization of Sign Language, Deaf Culture, curriculum and bilingual education, with a view to understanding the bilingual curriculum as a possibility for the development of Culture Deaf at school, so as to critically point out the role of the deaf teacher in this process. Through the study concerning the theoretical parameters of different authors on the theme, a parallel is drawn with the socio-cultural presuppositions and the anthropological view of deafness, seeking to point out essential characteristics for the constitution of the Deaf Being as subjects full of rights.The purpose of this research is therefore to analyze the articulations between the Deaf Culture and the school curriculum in bilingual schools for the Deaf, identifying their conceptions and implications through representations expressed in the view of Deaf teachers. Some authors were used as the theoretical basis of the research, as follows: Abramowicz (2006), Pereira (2011), Quadros e Karnopp (2004), Sacks (1998), Skliar (1998, 1999), among others. Through a qualitative methodology, the field research was developed through the interviews with four Deaf teachers who work in a bilingual school in order to understand their practices and their critical positioning in relation to the school curriculum, considering their relation with the Culture Deaf
Palavras-chave: Língua brasileira de sinais
Libras
Surdos - Educação - Método bilingue
Surdez - Aspectos sociais
Professores surdos
Deaf - Education - Bilingual Method
Deafness - Social aspects
Deaf teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Nakasato, Ricardo Quiotaca. Desenvolvimento da cultura surda no currículo de escolas bilíngues para surdos: a fala de professores surdos. 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22594
Data do documento: 30-Ago-2019
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ricardo Quiotaca Nakasato.pdf699,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.