Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22513
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Michelle Cristina Martins de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8137458H6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Ronca, Antonio Carlos Caruso | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-03T12:13:25Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-14 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, Michelle Cristina Martins de. O caráter inovador da Universidade Federal da Integração Latino-Americana a partir da percepção da comunidade acadêmica. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22513 | - |
dc.description.resumo | As desigualdades sociais estão presentes com profundas marcas na sociedade brasileira e latino-americana. Trata-se de um fenômeno complexo e multifacetado que impacta diversos setores da estrutura social e da organização de todos os países. Apesar de não ser o objeto principal da pesquisa, percebe-se uma reverberação das desigualdades sociais também na educação. Atualmente, no Brasil, ainda temos um número muito baixo de pessoas com acesso ao ensino superior. O processo é dialético: há uma manutenção dos grupos que estão no poder ao longo da história, e que têm acesso à educação de qualidade, ao passo que grupos marginalizados continuam nas posições subalternas. Mudanças na conjuntura social, como o desenvolvimento de um mundo globalizado, fazem com que seja aumentada a demanda de acesso ao ensino superior. Nesse sentido, verificamos a necessidade de inovar na educação. Entendemos que a inovação parte de um desvelar da sociedade, fundamentalmente com o desenvolvimento da consciência crítica. Trata-se de um processo de ruptura com o cenário vigente, com a intenção de uma práxis que colabore para uma sociedade mais justa, com equidade. Para que isso ocorra, em uma universidade, é necessária uma atuação nos cinco âmbitos: gestão, currículo, metodologia de ensino eficiente e que parta da realidade de ser dos educandos, ambiente e intersetorialidade. Por apresentar um projeto diferenciado, buscamos responder, por meio da fala de membros da instituição, se a Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA poderia ser caracterizada como uma IES inovadora. Para tal, realizamos entrevistas semiestruturadas que posteriormente foram analisadas por meio do método de análise de conteúdo. Formadas categorias, concluiu-se que a instituição apresenta características de um ambiente educacional inovador, principalmente quando considerada a conjuntura social atual | por |
dc.description.abstract | Social inequalities are present as deep marks in Brazilian and Latin American society. It is a complex and multifaceted phenomenon that impacts various sectors of the social structure and organization of all these countries. Although not the main object of the research, there is a reverberation of social inequalities also in education. Currently, in Brazil, we still have a very low number of people with access to higher education. The process is dialectical: there is a maintenance of groups in power throughout the history and those groups have access to quality education, while marginalized groups remain in these subordinate positions. Changes in the social environment, such as the development of a globalized world, increase the demand for access to higher education. In this perspective, we can verify the need to innovate in education. We understand that innovation starts from the unveiling of society, fundamentally with the development of critical awareness. It is a process of breaking the current scenario, with the intention of a praxis that contributes to a fairer society, with equity. In order to have this happening, in a university, it is necessary to work in five areas: management, curriculum, efficient teaching methodology that departs from the reality of being of the students, environment and intersectoriality. By presenting a differentiated project, we intended to respond, through the speech of members of the institution, whether the Federal University of Latin American Integration - UNILA could be characterized as an innovative institution. To this end, we conducted semi-structured interviews that were later analyzed using the content analysis method. Made the categories, it was concluded that the institution presents characteristics of an innovative educational environment especially when considering the current social conjuncture | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/50112/Michelle%20Cristina%20Martins%20de%20Oliveira.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino superior - Inovações tecnológicas | por |
dc.subject | Tecnologia educacional | por |
dc.subject | Inovações educacionais | por |
dc.subject | Universidade Federal da Integração Latino-Americana | por |
dc.subject | Education, Higher - Technological innovations | eng |
dc.subject | Educational technology | eng |
dc.subject | Educational innovations | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | por |
dc.title | O caráter inovador da Universidade Federal da Integração Latino-Americana a partir da percepção da comunidade acadêmica | por |
dc.title.alternative | The innovative character of the Federal University of Latin American Integration from the perception of the academic community | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Michelle Cristina Martins de Oliveira.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.