REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22234
Tipo: Dissertação
Título: Projeto Ateliê de Canto em Grupo: o olhar docente sobre a formação musical na Rede Pública
Título(s) alternativo(s): “Ateliê de Canto em Grupo”: the teacher perspective about a musical formation in a public school
Autor(es): Reginato, Daniel
Primeiro Orientador: Abramowicz, Mere
Resumo: O presente estudo possui como objetivo investigar os avanços e desafios do ensino de artes, em especial da música, no contexto da escola pública, partindo das predisposições legais que normatizam e estimulam esta prática, até a leitura do contexto existente em sala de aula e seus agentes. Também visa descobrir as contribuições da prática musical para o desenvolvimento dos estudantes a partir do olhar docente analisado no estudo de caso do Ateliê de Canto em Grupo – projeto de formação musical anual integrante do Projeto Ateliê-Escola, atuante nas escolas públicas da região Sul do município de São Paulo. Para tal, faz uso metodológico de pesquisa através de um estudo de caso “qualitativo” junto aos docentes de sala que acompanharam as atividades do Ateliê de Canto com suas respectivas classes. Através de entrevistas semi-estruturadas com esses sujeitos foram coletadas percepções desses docentes referente as transformações de seus alunos durante esse processo de imersão a um projeto musical anual. Através da análise de seus depoimentos e confrontando com as ideias presentes na fundamentação teórica do ensino de artes proposto por Elliot EISNER e as mudanças curriculares em Artes que fundamentam as normativas ao ensino musical na escola, propõem-se discutir as questões curriculares e de formação dos docentes para um incremento e melhor aproveitamento do ensino das Artes na escola pública
Abstract: The present study aims to investigate the advances and challenges of the teaching of arts, especially music, in the context of public schools, starting from the legal predispositions that regulate and stimulate this practice, to the reading of the existing context in the classroom and its agents. It also aims to discover the contributions of musical practice to the development of students from the teacher perspective analyzed in the case study of the "Ateliê de Canto em Grupo" - an annual project of musical formation of the Project Ateliê-Escola, working in public schools in the southern region of São Paulo. For this, it makes use of a qualitative approach in methodology with classroom teachers who followed the activities of the Ateliê de Canto with their respective classes. Through semi-structured questionnaires with these subjects it were collected perceptions of these teachers concerning the transformations of their students during this immersion process to an annual musical project. Through the analysis of their testimonies and the confrontation with the ideas present in the theoretical foundation of the teaching of arts proposed by Elliot EISNER and the curricular changes in Arts that rules for music teaching in schools, it is intended to discuss the curricular issues and teacher training for a better use of the teaching of Arts in public schools
Palavras-chave: Música na educação
Música - Instrução e estudo
Ateliê Canto em Grupo
Music in education
Music - Instruction and study
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Reginato, Daniel. Projeto Ateliê de Canto em Grupo: o olhar docente sobre a formação musical na Rede Pública. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22234
Data do documento: 3-Abr-2019
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniel Reginato.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.