REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22134
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinto, Pérsio Campos Correia-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778193E2por
dc.contributor.advisor1Cesaretti, Mário Luís Ribeiro-
dc.date.accessioned2019-05-02T12:51:24Z-
dc.date.issued2019-03-26-
dc.identifier.citationPinto, Pérsio Campos Correia. Implantação do módulo de simulação de procedimentos de manutenção da vida na sala de emergência no internato do Curso de Medicina. 2019. 51 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/22134-
dc.description.resumoIntrodução: O internato médico é o período da graduação em medicina onde o estudante recebe preparação para a prática médica, experimentando o cotidiano da profissão para adquirir competência profissional. Os estudantes quando iniciam esse período não se sentem habilitados e seguros para realizar qualquer tipo de procedimento, mesmo que supervisionados. Objetivo: Avaliar se a implantação do módulo de treinamento simulado em manobras de suporte avançado de vida no programa do Internato da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) – PUCSP promoverá aumento da confiança e da segurança dos internos para realização de procedimentos como intubação orotraqueal, cricotireoidostomia e drenagem torácica. Material e Métodos: Estudo transversal, descritivo, quantitativo, que avaliou, através de um questionário tipo Likert, 50 estudantes da quarta série do curso de medicina, que participaram da introdução do módulo de simulação no internato. Resultado: A avaliação do conteúdo prático para a realização dos procedimentos intubação orotraqueal, cricotireoidostomia e drenagem de tórax foi considerada adequada pelos internos em 91,5%, 22,2% e 80,8%, respectivamente. O treinamento prático aumentou a chance dos alunos se sentirem seguros em 6,6 vezes para intubação orotraqueal, 17,7 vezes para cricotireoidostomia e 1,4 vez para drenagem de tórax. Conclusão: A implantação do módulo de treinamento simulado em manobras de suporte avançado de vida no programa do Internato FCMS – PUCSP promoveu aumento da confiança e da segurança dos internospor
dc.description.abstractIntroduction: The medical internship is the period of medical graduation where the student receives preparation for medical practice, experiencing the daily routine of the profession to acquire professional competence. When students start this period they do not feel empowered and safe to perform any kind of procedure, even if supervised. Objective: To evaluate if the implantation of the simulated training module in advanced life support maneuvers in the program of Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) - PUCSP will promote an increase in the confidence and safety of interns to perform procedures such as intubation orotracheal, cricotireoidostomy and chest drainage. Material and Methods: A cross-sectional, descriptive and quantitative study was carried out, which evaluated 50 students of the fourth grade of the medical course through a Likert questionnaire, who participated in the introduction of the simulation module at the boarding school. Results: The assessment of the practical content for performing the procedures for orotracheal intubation, cricothyroidostomy and chest drainage was considered appropriate by students in 91.5%, 22.2%, 80.8%, respectively. The hands-on training increased the chance of interns feeling safe at 6.6 times for orotracheal intubation, 17.7 times for cricothyroidostomy, and 1.4 times for chest drainage. Conclusion: The implementation of the simulated training module in advanced life support maneuvers in the program of Internship FCMS - PUCSP promoted an increase in the confidence and safety of studentseng
dc.description.sponsorshipPontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSPpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/48897/P%c3%a9rsio%20Campos%20Correia%20Pinto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Médicas e da Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúdepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTreinamento por simulaçãopor
dc.subjectInternato e residênciapor
dc.subjectCompetência clínicapor
dc.subjectEducação Médicaeng
dc.subjectSimulation trainingeng
dc.subjectInternship and residenceeng
dc.subjectClinical competenceeng
dc.subjectMedical educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.titleImplantação do módulo de simulação de procedimentos de manutenção da vida na sala de emergência no internato do Curso de Medicinapor
dc.title.alternativeImplantation of simulation module of life maintenance procedures in the emergency room in the internship at the Medical Schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pérsio Campos Correia Pinto.pdf668,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.