REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAssali, Ana Beatriz-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4212156J8por
dc.contributor.advisor1Noffs, Neide de Aquino-
dc.date.accessioned2019-04-30T12:17:40Z-
dc.date.issued2019-03-22-
dc.identifier.citationAssali, Ana Beatriz. Educação no espaço escolar e não escolar, agentes de construção do saber e a interdisciplinaridade: perspectivas de articulação na educação. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/22119-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como problema discutir as possibilidades de promover a articulação entre os diferentes territórios educativos colocando a formação do agente de construção de saber como protagonista dessa ação em uma perspectiva interdisciplinar. Portanto, seu objetivo principal é investigar de que maneira uma formação interdisciplinar dos agentes de construção de saber: professores e educadores sociais pode favorecer a articulação entre os contextos educativos, nesse caso, a educação escolar e a educação não escolar. Dessa forma, investiga os aspectos desses contextos educacionais, diferenciando-os a partir da contextualização de seus processos históricos e sociais e apurando como uma formação interdisciplinar pode favorecer o diálogo educativo entre esses espaços. A relevância deste estudo se apoia na necessidade cada vez mais urgente de promover a formação de uma pessoa que consiga se adaptar às mudanças promovidas na contemporaneidade. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se define como qualitativa e tem como marco inicial a análise e seleção bibliográfica, principalmente dos estudos feitos por autores como Maria da Gloria Gohn, socióloga e doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, bem como a obra do professor Jaume Trilla, cita-se Educação Formal e não formal, subsidiando os fundamentos necessários sobre os conceitos e conhecimentos no que se refere aos diferentes espaços da educação; e ainda Interdisciplinaridade de Ivani Fazenda. Sobre a formação docente, os estudos embasam-se na produção de Antônio Nóvoa, Donald Schon e Marcelo Garcia e Neide de Aquino Noffs. Foi realizado, também, um estudo documental (por meio de referenciais legais como a LDB, a Constituição, o CBO, entre outros), buscando identificar e descrever os diferentes protagonistas dos espaços da educação, além de utilizar como procedimento um questionário através de contato indireto. O estudo revelou que a formação interdisciplinar habilita esse agente da construção do saber para o apreender de múltiplos e variados saberes que o farão refletir e atuar de forma mais consistente antes, durante e depois da sua ação pedagógica e social, além de promover uma visão ampla da compreensão de educação que o fará consequentemente articular e dialogar com os diferentes territóriospor
dc.description.abstractThis research has as problem to discuss the possibilities of promoting the articulation between the different educational territories placing the formation of the agent of construction of knowledge as protagonist of this action in an interdisciplinary perspective. Therefore, its main objective is to investigate how an interdisciplinary formation of the agents of knowledge construction: teachers and social educators can favor the articulation between the educational contexts, in this case, school education and non-school education. By investigating the aspects that differentiate them from the contextualisation of their historical and social processes, and to ascertain how an interdisciplinary formation can favor the educational dialogue between these spaces. The relevance of this study is based on the increasingly urgent need to promote the formation of a person who can adapt to the changes promoted in contemporary times. From the methodological point of view, the research is defined as qualitative and had as an initial mark the bibliographic analysis and selection, mainly of studies done by authors such as Maria da Gloria Gohn, sociologist and PhD in Political Science at the University of São Paulo, as well as the work of Professor Jaume Trilla, "Formal and non-formal education" is cited, subsidizing the necessary foundations on the concepts and knowledge regarding the different spaces of Education. In addition to the works on the subject Interdisciplinarity of Ivani Fazenda. Regarding teacher training, the studies will be based on the production of Antônio Nóvoa, Donald Schon and Marcelo Garcia and Neide de Aquino Noffs. A documentary study (through legal references such as LDB, The Constitution, CBO, among others) was also carried out, aiming to identify and describe the different protagonists of the educational spaces, as well as to use a questionnaire through indirect contact as a procedure. The study revealed that the interdisciplinary formation empowers this agent of the construction of knowledge to apprehend it of multiple and varied knowledge that will make it reflect and act more consistently before, during and after its pedagogical and social action, besides promoting a broad vision of the understanding of Education that will make it consequently articulate and dialogue with the different territorieseng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/48850/Ana%20Beatriz%20Assali.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação escolarpor
dc.subjectEducação extra-escolarpor
dc.subjectAgentes de construção do saberpor
dc.subjectInterdisciplinaridade em educaçãopor
dc.subjectSchool educationeng
dc.subjectNon-school educationeng
dc.subjectAgents of construction of knowledgeeng
dc.subjectInterdisciplinarity in educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleEducação no espaço escolar e não escolar, agentes de construção do saber e a interdisciplinaridade: perspectivas de articulação na educaçãopor
dc.title.alternativeEducation in the school and non-school space, agents of knowledge construction and interdisciplinarity: perspectives of articulation in educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Beatriz Assali.pdf762,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.