REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
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dc.creatorCarvalho, Mariana Avelina Miranda-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4462678Y9por
dc.contributor.advisor1Szymanski, Luciana-
dc.date.accessioned2019-04-26T12:34:40Z-
dc.date.issued2019-03-11-
dc.identifier.citationCarvalho, Mariana Avelina Miranda. Negritude na escola: compreensões e práticas de educadores de um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos em São Paulo. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/22104-
dc.description.resumoO presente trabalho propõe uma investigação sobre as compreensões dos professores de um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) sobre negritude, e como isso se manifesta em suas práticas. A pesquisa foi realizada numa escola da Zona Norte da cidade de São Paulo marcada por grande concentração de negros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter interventivo e dialógico oriunda do Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas e Atenção Psicoeducacional à Família, Escola e Comunidade (ECOFAM), do Programa de Pós-graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Os procedimentos utilizados na pesquisa foram a observação participante e o encontro reflexivo, proposto por Szymanski, H. Os encontros foram gravados e transcritos, assim, possibilitaram uma análise a partir do conceito de constelações proposto por Szymanski, H, relacionando o que apareceu durante a pesquisa com a bibliografia, afinada com a temática. A dissertação buscou compreender como as questões étnico-raciais estão se concretizando nesta escola a partir do olhar dos docentes. E, também, investigar quais são as compreensões dos professores sobre as relações raciais; quais desdobramentos a discussão sobre esta temática traz para a instituição e como se dá a sensibilização desse professor no cotidiano escolar. Os resultados apontam que as compreensões dos professores sobre negritude são diversas. Essa diversidade pode ser observada através das práticas que esses docentes desenvolvem. Observou-se também que o discurso do corpo docente comprometido com o debate étnico-racial coaduna com as propostas dos movimentos negros, fruto da intensa articulação entre a instituição e coletivos locais que dialogam e intervém na escolapor
dc.description.abstractThe present work proposes an investigation about the understandings of the teachers of an Integrated Center of Education of Young and Adult (CIEJA) on blackness, and how this understanding manifests itself in its practices. The research was carried out in a school in the North Zone of the city of São Paulo, marked by a large concentration of black people. This is a qualitative research, from an interventional and dialogical nature, used by the Research Group on Educational Practices and Psychoeducational Attention to the Family, School and Community (ECOFAM), of the Graduate Program in Education: Educational Psychology of PUC-SP. The procedures used in the research were the participant observation and the reflective encounter, proposed by Szymanski, H. The meetings were recorded and transcribed, thus, they made possible an analysis from the concept of constellations proposed by Szymanski, H, in tune with the bibliography related to the theme. The Master thesis sought to understand how ethnic-racial issues are taking shape in the school from the teachers' perspective. And also to investigate what are the teachers' understandings about race relations; the unfoldings to the institutions derived from this kind of discussion; and how it gives the teachers sensitization in the daily school. The results point out that teachers' understandings about blackness are diverse. This diversity can be observed through them practices. It was also observed that the discourse of the teaching staff committed to the ethnic-racial debate is aligned with the proposals of the black movements, as a result of the intense articulation between the institution and local groups that dialogue and intervene in schooleng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/48795/Mariana%20Avelina%20Miranda%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação multicultural - Brasilpor
dc.subjectProgramas de ação afirmativa na educaçãopor
dc.subjectProfessores de educação de jovens e adultospor
dc.subjectCultura afro-brasileira - Estudo e ensinopor
dc.subjectMulticultural education - Brazileng
dc.subjectAffirmative action programs in educationeng
dc.subjectEducation of youths and adults teacherseng
dc.subjectAfro-Brazilian culture - Study and teachingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpor
dc.titleNegritude na escola: compreensões e práticas de educadores de um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos em São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
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