REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
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Tipo: Tese
Título: A convivência nas vozes dos sujeitos de uma escola de ensino médio em tempo escolar estendido
Título(s) alternativo(s): The coexistence in the voices of the students of a high school in extended school time
Autor(es): Ponso, Ana Paula de Souza
Primeiro Orientador: Ponce, Branca Jurema
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender o que os sujeitos escolares (gestores, professores, alunos e funcionários) entendem por convivência escolar, considerada como um dos modos de construção das interrelações sociais. Entende-se a convivência escolar como uma dimensão da justiça curricular (PONCE, B. J., 2016a, 2016b) que pode instrumentalizar o sujeito, por meios políticos, econômicos, sociais e culturais, para uma vida mais digna e feliz. Tem como referencial teórico Jares (2007, 2008), Marías (2003) e Morin (2015), os quais apresentaram preocupações com a convivência, que sofre com a não percepção de seu potencial para a formação do sujeito e se apresenta nas relações humanas sem reflexão crítica. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, porque considera tanto o sujeito como a realidade na qual este está inserido como fundamentais no processo de construção de conhecimento. A proposta de pesquisa concretizou-se pela escuta das vozes dos sujeitos de uma escola de Ensino Médio da rede pública estadual em tempo estendido, localizada na periferia da cidade de São Paulo. Para conhecer os entendimentos dos gestores da escola, optou-se pela realização de entrevista individual; para ouvir as concepções dos professores, coordenadores e funcionários, realizaram-se grupos focais; e, para colher percepções dos alunos, utilizou-se um questionário. Os dados produzidos foram interpretados a partir de um tipo de análise do conteúdo proposto por Bardin (2016). A análise das vozes dos sujeitos foi organizada em: a) Entendimentos sobre a convivência escolar; b) Os impactos do tempo estendido sobre a convivência escolar; c) Encantos e desencantos da convivência escolar; d) Os espaços de convivência escolar; e) Relação entre convivência e currículo; e f) Formação e convivência escolar. Os resultados obtidos demonstram a importância da convivência escolar para a formação dos sujeitos e revelam que são necessárias mais investigações para fortalecer as contribuições da convivência escolar na perspectiva da justiça curricular
Abstract: This research sought to understand what the school subjects (managers, teachers, students and employees) understand through school coexistence, considered as one of the ways of constructing social interrelations. It understands the school coexistence as a dimension of curricular justice (PONCE, B. J., 2016a, 2016b), which can instrumentalize the subject for the search for political, economic, social and cultural means for a more dignified and happy life. It has as theoretical framework Jares (2007, 2008), Marías (2003) and Morin (2015), which presented concerns with the coexistence, which suffers from the non-perception of its potential for the education of the subject and presents itself in human relations without critical reflection. The research was characterized as qualitative, because it considers both the subject and the reality in which he/she is inserted as fundamental in the process of knowledge construction. The research proposal was realized by listening to the voices of the subjects of an extended time High School in the state public network, located on the outskirts of the city of São Paulo, Brazil. To know the understandings of the school managers, we opted to conduct an individual interview; in order to hear the conceptions of teachers, coordinators and employees, focus groups were held; and to gather perceptions of the students a questionnaire was used. The data produced were interpreted from a type of analysis of the content proposed by Bardin (2016). The analysis of the voices of the subjects was organized in: a) Understandings about school coexistence; b) Impacts of extended time on school coexistence; c) Enchantment and disenchantments of school coexistence; d) The spaces of school coexistence; e) Relationship between coexistence and curriculum; and f) Education and school coexistence. The results obtained demonstrate the importance of school coexistence for the education of the subjects and reveal that further investigations are needed to strengthen the contributions of school coexistence in the perspective of curricular justice
Palavras-chave: Convivência
Ambiente escolar
Tempo escolar estendido
Justiça curricular
Fellowship
School environment
Extended school time
Curricular justice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Ponso, Ana Paula de Souza. A convivência nas vozes dos sujeitos de uma escola de ensino médio em tempo escolar estendido. 2018. 233 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22048
Data do documento: 13-Mar-2019
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