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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21954
Tipo: | Dissertação |
Título: | Relatórios descritivos das crianças na transição CEI/EMEI/EMEF no município de São Paulo |
Título(s) alternativo(s): | Descriptive reports of children in the CEI / EMEI / EMEF transition in the city of São Paulo |
Autor(es): | Arakaki, Letícia Augusta |
Primeiro Orientador: | Gimenes, Nelson Antonio Simão |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo analisar os relatórios avaliativos das aprendizagens das crianças produzidos por docentes na transição de Centro de Educação Infantil (CEI) para a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), pertencentes à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e elencar possíveis proposições, de modo que os relatórios auxiliem no planejamento das ações pedagógicas dos educadores, buscando articulação entre avaliação e currículo e corroborem para a superação da cisão existente na transição CEI/EMEI/EMEF. Esta é uma pesquisa documental com abordagem qualitativa. As participantes foram cinco Unidades Educacionais pertencentes à Diretoria Regional de Educação, de Campo Limpo. Os materiais foco da pesquisa foram os relatórios descritivos de aprendizagens das crianças. Realizou-se análise de conteúdo dos relatórios. Buscou-se conhecer os critérios utilizados por professores para a realização dos relatórios descritivos; identificar como os registros de avaliação das aprendizagens e desenvolvimento das crianças contemplam o estabelecido pela Orientação Normativa nº 01/ 2013. Os principais aportes teóricos foram: Bardin (1997), Hoffmann (2014), Oliveira-Formosinho (2013). Os resultados revelam a necessidade de um trabalho voltado à qualificação dos relatórios avaliativos das crianças para que evidenciem o percurso vivenciado pela criança na Educação Infantil e favoreçam a continuidade do processo educativo na passagem de uma Unidade Educacional para outra, seja do CEI para a EMEI e da EMEI para a EMEF. Deste modo, com este estudo, almejou-se construir um roteiro para elaboração e análise dos relatórios avaliativos das crianças, bem como propor ações colaborativas vinculadas à qualificação dos relatórios e articulação entre CEI/EMEI/EMEF. A proposta está fundamentada em princípios da Pedagogia da Escuta e da Pedagogia-em-Participação |
Abstract: | This research aimed to analyze the evaluative reports of the children's learning produced by teachers in the transition from Centro de Educação Infantil (CEI) for Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) and from Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) for Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), belonging to Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Another objective was to list possible propositions, so as to reports help in planning the pedagogical actions of the educators, seeking to articulate between evaluation and curriculum, and corroborate to overcome of the division in the CEI / EMEI / EMEF transition. This is documentary research with a qualitative approach. The participants were five Educational Units belonging to Diretoria Regional de Educação Campo Limpo. The main research materials were descriptive reports of children's learning. The content of the reports was analyzed and it was sought to know the criteria used by teachers to make the descriptive reports; to identify how the evaluation records of the learning and development of the children include those established by Normative Guideline No. 01/2013. The main theoretical contributions were: Bardin (1997), Hoffmann (2014), Oliveira-Formosinho (2013). The results reveal the need for a work focused on the qualification of the evaluation reports of the children so that they show the path experienced by the child in Early Childhood Education and favor the continuity of the educational process in the transition from one Educational Unit to another, from CEI to EMEI and from EMEI to EMEF. Thus, with this study, it was sought to construct a script for the elaboration and analysis of the evaluation reports of the children, as well as to propose collaborative actions related to the qualification of reports and articulation between CEI / EMEI / EMEF. The proposal is based on the principles of Pedagogy of Listening and Pedagogy-in-Participation |
Palavras-chave: | Educação pré-escolar Educação Infantil Ensino Fundamental Aprendizagem Education, Preschool Child education Elementary School Learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores |
Citação: | Arakaki, Letícia Augusta. Relatórios descritivos das crianças na transição CEI/EMEI/EMEF no município de São Paulo. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21954 |
Data do documento: | 15-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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