REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Dissertação
Título: Internacionalização da Educação Superior no Brasil: políticas em dimensão nacional
Autor(es): Nogueira, Joyce Mesquita
Primeiro Orientador: Silveira, Nadia Dumara Ruiz
Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo a Internacionalização da Educação Superior no Brasil, com foco nas políticas em dimensão nacional. A pesquisa teve como objetivo analisar as políticas de Internacionalização da Educação Superior no Brasil, em dimensão nacional, tendo em vista sua contribuição para ampliar a compreensão desse componente e a qualificação dos processos de implementação no âmbito governamental e institucional. A metodologia caracteriza-se pela abordagem de natureza qualitativa e a utilização de procedimentos identificados pela pesquisa bibliográfica e análise documental. Esse caminho metodológico possibilitou reunir dados que, submetidos ao processo de análise, sustentaram a realização do estudo. O referencial teórico teve como conceitos centrais a internacionalização, além de políticas, programas e parâmetros curriculares destinados à Educação Superior. Os fundamentos selecionados estão apoiados em autores como Jane Knight, Marília Morosini, Milton Santos, Marcos Masetto, Enrique Dussel e Zygmunt Bauman. Dentre os resultados, foi possível identificar uma gama de diversos programas governamentais para internacionalização da educação superior, sobretudo direcionados à pós-graduação, embora tenha se constatado a carência de um marco normativo único e a necessidade da criação de parâmetros claros e uniformes para guiar esse processo. A conquista de legitimidade da internacionalização junto à comunidade científica das Instituições de Ensino Superior (IES) evidencia também a importância da criação de mecanismos de avaliação centralizados por agências de fomento e aumento nos financiamentos associados à avaliação dos programas e cursos. A finalização das investigações permite destacar que não foi intenção desta pesquisa apontar uma única conclusão, mas ampliar reflexões acerca do processo de internacionalização da educação superior no Brasil, ao analisar as políticas e programas apresentados em dimensão nacional, o que resultou na possibilidade de identificar desafios e potencialidades que instigam a construção contínua de novos conhecimentos, numa visão propositiva de novas conquistas no âmbito governamental e institucional
Abstract: This dissertation has, as its object of study, the internationalization of Higher Education in Brazil, with a focus on nation-wide policies. The research aimed to analyze the policies - in place at a national scale - for the internationalization of Higher Education in Brazil, aiming also to contribute to widening the comprehension of this component. Moreover, it aimed to assess the implementation processes of such policies, in both the governmental and institutional domains. The methodology is characterized by an approach of qualitative nature, and by the use of procedures identified in the bibliographic research and in the documentary analysis. Such methodological course made it possible to gather data that, subjected to the analysis process, backed the whole study's execution. The theoretical framework had, as its main concepts, the internationalization itself, as well as policies, programs and curricular parameters intended for Higher Education. Such framework relies on authors such as Jane Knight, Marília Morosini, Milton Santos, Marcos Masetto, Enrique Dussel e Zygmunt Bauman. Among the results, it was possible to identify an assortment of various governmental programs for the internationalization of Higher Education, especially for post-graduate studies. However, it was also possible to point out the lack of a single, centralized normative framework to guide this process, as well as the lack of clear and uniform parameters for it. The legitimacy that the internationalization conquered among the scientific community of the very Higher Education institutions highlights how important it is to create mechanisms of assessment, centralized by funding agencies, as is the increase in funding to programs and courses according to their evaluation. The conclusion of investigations, when analyzing nation-wide policies and programs of internationalization of the Higher Education in Brazil, allows to underline that this research's intention was not to draw one single conclusion, but to broaden reflections about the whole process. This resulted in the possibility of identifying challenges and potentialities that encourage continuous construction of new knowledge, in a view that proposes new achievements in the governmental and institutional spheres
Palavras-chave: Internacionalização da Educação Superior
Ensino superior - Brasil
Ensino superior - Cooperação internacional
Ensino superior e Estado - Brasil
Internationalization of Higher Education
Education, Higher - Brazil
Education, Higher - International cooperation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Nogueira, Joyce Mesquita. Internacionalização da Educação Superior no Brasil: políticas em dimensão nacional. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21896
Data do documento: 20-Dez-2018
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