REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Dissertação
Título: Educação e ética: exercício da cidadania no processo de construção de uma sociedade justa
Título(s) alternativo(s): Education, ethics, the exercise of citizenship and the construction of a just society
Autor(es): Marcolino, Maria Aparecida Custódio
Primeiro Orientador: Silveira, Nadia Dumara Ruiz
Resumo: Esta pesquisa é resultado de reflexões acerca de distorções éticas que influem, significativamente, na qualidade da educação, impedindo o livre e pleno exercício da cidadania. Concerne que vivemos um período crítico, principalmente no que se refere ao domínio da corrupção na sociedade contemporânea. Destaca-se, nesse cenário, a ocorrência de diversas formas de injustiça social, presente em diferentes setores e ambientes como: saúde, política, meios de comunicação, educação e família. Observamos que a convivência é continuamente perpassada pela tecnologia, num amplo território de expressões como racismo, homofobia e xenofobia que resultam em manifestações de intolerância e violência, as quais intensificam as desigualdades socioeconômicas e demandam reflexões, especialmente, sobre a questão da ética na educação. A problemática descrita, presente no contexto atual, justifica o objetivo geral desta pesquisa: analisar o significado da ética na educação, identificando sua concepção expressa nas práticas pedagógicas vivenciadas em uma escola de Educação Básica, inscrita no seu Projeto Político Pedagógico e Plano Escolar, e segundo a visão de docentes e gestores. A metodologia adotada caracteriza-se pela abordagem qualitativa e realização de estudo bibliográfico, tendo em vista a delimitação do referencial teórico com base na produção de relevantes autores, dentre eles: Bergoglio, Comenius, Adussel, Freire, Gadotti, Saviani, Sacristán. A pesquisa utiliza, também, como procedimento metodológico, a análise documental e a pesquisa de campo desenvolvida, por meio de entrevistas norteadas por roteiros semiestruturados. O objetivo alcançado, por meio das experiências realizadas e observações, foram peculiares, e através dos relatos analisados dos professores e gestores, observa-se que o currículo da escola vai além dos conteúdos, valorizando as riquezas de todas as culturas, transparecendo, portanto, que a ética compõe um dos pilares da educação, constitui em conjunto com o caráter epistemológico e pedagógico no compromisso ético na prática que poderá ordenar questionamentos para possíveis estudos posteriores a respeito do tema tão relevante e atual
Abstract: This research is the result of reflections on ethical distortions that significantly influence the quality of education, preventing the free and full exercise of citizenship. It concerns that we are living in a critical period, especially in what refers to the realm of corruption in contemporary society. In this scenario, we highlight the occurrence of various forms of social injustice, present in different sectors and environments such as health, politics, the media, education and the family. We observe that coexistence is continuously permeated by technology, in a wide territory of expressions such as racism, homophobia and xenophobia that result in manifestations of intolerance and violence, which intensify socioeconomic inequalities and call for reflections, especially on the issue of ethics in education. The problematic described in the present context justifies the general objective of this research: to analyze the meaning of ethics in education, identifying its conception expressed in the pedagogical practices experienced in a school of Basic Education, enrolled in its Political Pedagogical Project and School Plan, and according to the vision of teachers and managers. The methodology adopted is characterized by a qualitative approach and a bibliographic study, with a view to delimiting the theoretical framework based on the production of relevant authors, among them Bergoglio, Comenius, Adussel, Freire, Gadotti, Saviani and Sacristán. The research also uses, as a methodological procedure, the documentary analysis and the field research developed, through interviews guided by semistructured scripts. The objective achieved, through the experiences and observations, was peculiar, and through the analyzed reports of teachers and managers, it is observed that the school curriculum goes beyond content, valuing the riches of all cultures, that ethics compose one of the pillars of education, constitutes together with the epistemological and pedagogical character in the ethical commitment in the practice that can order questions for possible later studies regarding the subject so relevant and current
Palavras-chave: Ética
Educação básica
Democracia e cidadania
Ethics
Basic education
Democracy and citizenship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Marcolino, Maria Aparecida Custódio. Educação e ética: exercício da cidadania no processo de construção de uma sociedade justa. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21862
Data do documento: 12-Dez-2018
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