Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21831
Tipo: | Tese |
Título: | Dragões, serpentes e outras bestas: Imagens impressas e ideias de classificação de animais em obras de Ulisse Aldrovandi (1522-1605) |
Título(s) alternativo(s): | Dragons, snakes and other beasts: printed images and classification ideas for animals in works of Ulisse Aldrovandi |
Autor(es): | Feliciano, Stefan Bovolon |
Primeiro Orientador: | Beltran, Maria Helena Roxo |
Resumo: | Esta tese teve como objetivo central o estudo das imagens renascentistas do mundo natural, sendo consideradas como um documento para a História da Ciência. Para tal abordagem foram adotados alguns princípios metodológicos embasados nas três esferas de análise da História da Ciência – Epistemológica, Historiográfica e Contextual. Desses princípios optou-se por aprofundar na análise de cunho epistemológico, no que condiz, por exemplo, com a análise interna de documentos/imagens, visando indicar possibilidades das relações existentes entre as técnicas e concepções em imagens e texto por meio do conhecimento sobre o mundo natural, focando na organização/classificação dos animais, tendo como ponto inicial alguns animais do grupo de Répteis. Utilizou-se a análise da técnica artística empregada nas imagens, mostrando como as representações desses animais, na obra de Ulisse Aldrovandi, apresentam riqueza de detalhes anatômicos/morfológicos, tanto externos como internos. E, que esse mesmo padrão se mantém em outras obras do autor que possuem a temática de representação de animais, tanto em representações em xilogravuras, como em pinturas. Esse tipo de análise comparativa foi realizado não somente dentro das obras de Aldrovandi, como também entre os estudiosos da natureza de seu período, com a finalidade de verificar se havia o mesmo rigor de padrão de técnicas artísticas adotadas entre eles. O resultado obtido, seja por meio do reconhecimento de técnicas artísticas empregadas nas imagens, seja por meio do reconhecimento que as mesmas podem ser utilizadas como instrumento de organização/classificação dos animais, nos mostra a importância em se considerar a imagem como forma de registro e comunicação de conhecimentos, tanto da natureza, como das artes, ou seja, considerando a imagem como documento para a da História da Ciência |
Abstract: | This thesis aims to present a study on Renaissance natural world images, regarding them as documents for the History of Science. For such an approach this study led to the development of some methodological principles based upon three spheres of analysis on History of Science – Epistemological, Historiographical and Contextual. From these principles shown it was decided to go deeper into the Epistemological sphere, approaching, for example, the internal analysis of documents/images. That was done in order to indicate possibilities of relations existing between the images and text, using the knowledge of natural world, focusing on the organization and classification of the animals, having as initial point some animals belonging to the Reptiles. It was used the analysis of the artistic technique applied to image, showing how the representations of these animals, contained in the work of Ulisse Aldrovandi, present high quality of anatomical/morphological details, both internal and external. And, that this same quality standard is maintained in other works by the author that have the same theme, both in woodcut representations, as well as in painting. This type of comparative analysis was performed not only between Aldrovandi´s works but also compared with works by contemporary authors who studied the same theme, with the purpose the verifying if there was the same standard of quality and rigor of the artistic techniques adopted in the images between their works. The result obtained, indicates the recognition of the artistic techniques that were used in the images, or as an instrument of organization/classification of the animals. That leads us to the importance of considering the image as a form of transmission of knowledge, both of nature and the arts, considering as a document of importance for understanding the History of Science |
Palavras-chave: | História da Ciência Ciência e Techné Imagens de animais Zoologia - Classificação Aldrovandi, Ulisse1522-1605? History of Science Scince and Techné Images of animals Zoology - Classification |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência |
Citação: | Feliciano, Stefan Bovolon. Dragões, serpentes e outras bestas: imagens impressas e ideias de classificação de animais em obras de Ulisse Aldrovandi (1522-1605). 2018. 157 f. Tese (Doutorado em História da Ciência) – Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21831 |
Data do documento: | 12-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em História da Ciência |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Stefan Bovolon Feliciano.pdf | 11,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.