REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Tese
Título: O currículo da formação cultural: parceria universidade e museu
Título(s) alternativo(s): Curriculum and cultural formation: a partnership between universities and museums
Autor(es): Pasqualucci, Luciana
Primeiro Orientador: Casali, Alipio
Resumo: Não há, no Brasil, uma política que promova a integração do currículo universitário com os museus. A ausência de estímulos para o estabelecimento de vínculos entre os cursos de Graduação e cultura aponta para um problema do ponto de vista do currículo e da formação cultural: não há orientações ou referências para que os jovens universitários se aproximem desse campo. A premissa é que educação e cultura são reciprocamente indissociáveis. Observa-se um baixo aproveitamento das oportunidades de formação cultural passíveis de exploração por meio da relação entre museus e universidades, tendo em vista uma formação profissional de qualidade para alunos do Ensino Superior e a formação de público qualificado para os museus. A identificação desse problema levou à definição do objeto de pesquisa como sendo a articulação entre universidade e museu. O objetivo foi examinar os fundamentos teóricos e as possibilidades práticas da relação entre universidade e museu. Empregou-se a abordagem metodológica qualitativa e, como procedimentos, recorreu-se à análise documental, observação participante, entrevistas e questionários junto a jovens estudantes de Ensino Superior visitantes de museus, a professores universitários e a gestores de museus. Buscou-se fundamentação na Teoria Crítica de Adorno, especificamente em seu conceito de formação cultural e seu contraponto de semiformação. Os resultados da presente tese evidenciam possibilidades de articulação entre universidade e museu, para cumprir-se o papel de formação cultural no interior da formação profissional em nível superior. Considerando a formação cultural como sendo decisiva para a formação e a aprendizagem do sujeito contemporâneo, faz-se imperiosa a aproximação entre essa educação formal e os museus para garantir parte importante dessa formação
Abstract: There is no policy in Brazil to promote the integration of university curricula with museums. The absence of stimuli to establish links between undergraduate and graduate courses points to a problem from the point of view of curriculum and cultural formation: there are no guidelines or references for university students to approach this field. The premise is that education and culture are inseparably linked. There is a low use of opportunities for cultural formation that can be exploited through the relationship between museums and universities, with a view of professional education of quality for students of Higher Education and the education of qualified audiences for museums. The identification of this problem led to the definition of the research object as the articulation between university and museum. The objective was to examine the theoretical foundations and practical possibilities of the relationship between university and museum. The qualitative methodological approach is employed and, as procedures, documentary analysis, participant observation, interviews and questionnaires are used with young students of Higher Education visiting museums, university professors and museum managers. The theoretical foundation of the study was based on Adorno’s Critical Theory, specifically on his concept of cultural formation and its counterpoint of semi-formation. The results of this thesis show possibilities of articulation between university and museum, in order to fulfill the role of cultural formation within professional education in Higher Education. Considering the cultural formation as being decisive for the education and the learning of the contemporary subject, it is imperative the approach between that formal education and the museums to guarantee an important part of that education
Palavras-chave: Currículo
Formação cultural
Museus - Aspectos educacionais
Curriculum
Cultural formation
Museums - Educational aspects
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Pasqualucci, Luciana. O currículo da formação cultural: parceria universidade e museu. 2018. 138 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21797
Data do documento: 4-Dez-2018
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