Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21696
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Neves, Cibele Cavalheiro | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8815305U8 | por |
dc.contributor.advisor1 | Fazenda, Ivani Catarina Arantes | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-11T11:49:39Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-31 | - |
dc.identifier.citation | Neves, Cibele Cavalheiro. Interdisciplinaridade e currículo da Educação Profissional: sentido e autoconhecimento. 2018. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21696 | - |
dc.description.resumo | Considerando o desenho de cursos e currículos de Educação Profissional do Senac São Paulo, esta pesquisa se dedicou a descrever o processo de desenvolvimento, concomitantemente, a trajetória de autoconhecimento da pesquisadora, visando identificar as possibilidades de ação e reflexão de um consultor pedagógico atuar de forma interdisciplinar em todas as etapas de construção do currículo, contribuindo de forma significativa na ampliação de possibilidades de intervenção interdisciplinar dos docentes, qualificando assim, a construção de conhecimento dos alunos. Em forma de narrativa contínua, tramando a história de vida pessoal e profissional da autora e aportada na Interdisciplinaridade de Fazenda, os resultados aferidos demonstram a importância da tríade Ser, Pertencer, Fazer. Assim como a Uroboro, metáfora norteadora desta investigação, verificou-se que a Interdisciplinaridade proporciona uma conexão do Eu Interior com o entorno, com o trabalho, com a família, com o discurso, possibilitando ações com significado e sentido para os envolvidos | por |
dc.description.abstract | Considering the design of courses and curriculum of Professional Education of Senac São Paulo, this research was dedicated to describe the process of development, concomitantly, the trajectory of self-knowledge of the researcher, aiming to identify the possibilities of action and reflection of a pedagogical consultant to act in a way interdisciplinary in all stages of curriculum construction, contributing in a significant way in the expansion of possibilities of interdisciplinary intervention of the teachers, thus qualifying, the construction of students' knowledge. In the form of a continuous narrative, plotting the author's personal and professional life story and contributed in the Interdisciplinarity of Finance, the results verified demonstrate the importance of the triad Being, Belonging, Doing. In an analogous way, Uroboro, a guiding metaphor for this investigation, it was verified that Interdisciplinarity provides a connection of the Inner Self with the environment, with the work, with the family, with the discourse, enabling actions with meaning and meaning for those involved | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/47605/Cibele%20Cavalheiro%20Neves.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade em Educação | por |
dc.subject | Currículos - Planejamento | por |
dc.subject | Ensino profissional | por |
dc.subject | Interdisciplinarity in education | eng |
dc.subject | Curriculum planning | eng |
dc.subject | Professional education | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.title | Interdisciplinaridade e currículo da Educação Profissional: sentido e autoconhecimento | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cibele Cavalheiro Neves.pdf | 9,8 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.