REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21696
Tipo: Dissertação
Título: Interdisciplinaridade e currículo da Educação Profissional: sentido e autoconhecimento
Autor(es): Neves, Cibele Cavalheiro
Primeiro Orientador: Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Resumo: Considerando o desenho de cursos e currículos de Educação Profissional do Senac São Paulo, esta pesquisa se dedicou a descrever o processo de desenvolvimento, concomitantemente, a trajetória de autoconhecimento da pesquisadora, visando identificar as possibilidades de ação e reflexão de um consultor pedagógico atuar de forma interdisciplinar em todas as etapas de construção do currículo, contribuindo de forma significativa na ampliação de possibilidades de intervenção interdisciplinar dos docentes, qualificando assim, a construção de conhecimento dos alunos. Em forma de narrativa contínua, tramando a história de vida pessoal e profissional da autora e aportada na Interdisciplinaridade de Fazenda, os resultados aferidos demonstram a importância da tríade Ser, Pertencer, Fazer. Assim como a Uroboro, metáfora norteadora desta investigação, verificou-se que a Interdisciplinaridade proporciona uma conexão do Eu Interior com o entorno, com o trabalho, com a família, com o discurso, possibilitando ações com significado e sentido para os envolvidos
Abstract: Considering the design of courses and curriculum of Professional Education of Senac São Paulo, this research was dedicated to describe the process of development, concomitantly, the trajectory of self-knowledge of the researcher, aiming to identify the possibilities of action and reflection of a pedagogical consultant to act in a way interdisciplinary in all stages of curriculum construction, contributing in a significant way in the expansion of possibilities of interdisciplinary intervention of the teachers, thus qualifying, the construction of students' knowledge. In the form of a continuous narrative, plotting the author's personal and professional life story and contributed in the Interdisciplinarity of Finance, the results verified demonstrate the importance of the triad Being, Belonging, Doing. In an analogous way, Uroboro, a guiding metaphor for this investigation, it was verified that Interdisciplinarity provides a connection of the Inner Self with the environment, with the work, with the family, with the discourse, enabling actions with meaning and meaning for those involved
Palavras-chave: Interdisciplinaridade em Educação
Currículos - Planejamento
Ensino profissional
Interdisciplinarity in education
Curriculum planning
Professional education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Neves, Cibele Cavalheiro. Interdisciplinaridade e currículo da Educação Profissional: sentido e autoconhecimento. 2018. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21696
Data do documento: 31-Out-2018
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cibele Cavalheiro Neves.pdf9,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.