REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21484
Tipo: Dissertação
Título: Metodologias ativas no ensino médio concomitante com o ensino profissional e utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação
Autor(es): Carvalho, Waldemar José Baptista de
Primeiro Orientador: Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo elaborar a narrativa de uma experiência docente na 2ª. série do Ensino Médio de uma Escola Técnica Estadual (ETEC) de São Paulo, na disciplina de Matemática, nos temas Matrizes, Determinantes e Sistemas (MDS), e inter-relacioná-la com as práticas de Metodologias Ativas, com o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) identificadas na literatura. Objetiva também realizar um levantamento de teses, dissertações e artigos científicos disponíveis no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES) sobre as práticas de metodologias ativas no Ensino Médio, concomitantemente com o Ensino Técnico profissional, com uso das TDIC, na forma de revisão da literatura. Procuramos atender a esses objetivos a partir de uma revisão da literatura, embasados nas concepções sociointeracionistas de Vygotsky, na aprendizagem significativa de Ausubel e no construcionismo de Papert, reescritos na contemporaneidade por Almeida e Valente, assim como por meio da elaboração, aplicação e análise de um projeto, conduzido junto a alunos da referida série, a fim de verificar se a aplicação de uma ‘metodologia híbrida’ naquele contexto traria resultados positivos ou negativos, ou até mesmo se não acarretaria qualquer mudança naquele quadro. No nosso levantamento junto à base de dados da CAPES, buscamos por estudos que mencionassem experiências de professores que aplicaram as metodologias ativas com a utilização das TDIC e que propiciassem aos alunos a aprendizagem ativa. Encontramos 48 estudos, dos quais 7 se propunham a descrever estudos relacionados ao Ensino Médio. Os resultados foram tabulados e apresentados em quatro tabelas. As conclusões apresentadas nos trabalhos analisados indicam: um bom índice de aproveitamento dos alunos na aprendizagem; satisfação dos professores em praticar as metodologias ativas com as TDIC; mudanças nas práticas; e baixo número de relatos sobre a utilização das TDIC no processo de ensino e aprendizagem do Ensino Médio. Quanto a experiência conduzida, os resultados indicam que foi valiosa para todas as partes envolvidas, havendo em seu percurso um processo de hibridismo, com a aplicação da metodologia tradicional de ensino conjuntamente com metodologias ativas, com o uso das TDIC, dando a todos os participantes da pesquisa uma dinâmica de curso diferenciada se comparada àquelas anteriormente vividas. O estudo conclui salientando que mudanças nos contextos educacionais do Ensino Técnico de nível Médio brasileiro são viáveis e devem ser implementadas a favor de uma aprendizagem que atenda melhor às necessidades contemporâneas dos seus alunos, mas que esse processo deve ocorrer considerando-se as características do ambiente e o contexto de sua aplicação
Abstract: The present work aims at narrating a teaching experience in the Math discipline of the second year of a Technical High School (ETEC) in São Paulo, Brazil, approaching the subject Matrices, Determinants and Systems, and to interrelate that experience with the practices of Active Methodologies, using Digital Information and Communications Technologies (DICT) identified in the literature. It also aims at conducting a survey of PhD theses, Mastering dissertations and papers available in the database of the Coordination of Personal Improvement of Higher Education (CAPES) on the practices of Active Methodologies in High School, concomitantly with the Professional Technical Education, with the use of DICT, in the framework of a literature review. We seek to meet these objectives from a literature review based on Vygotsky’s social interactionist frameworks, Ausubel’s meaningful learning and Papert’s constructionism, rewritten in the contemporaneousness of Almeida and Valente, as well as by designing, applying and analyzing a project conducted with math students of a Technical High School for verifying whether the application of a ‘hybrid methodology’ in that context would bring positive or negative results, or even if it would not entail any change in that framework. In our survey on the CAPES database, we searched for studies that mentioned experiences of teachers who applied the active methodologies with the use of DICT and that provided students with active learning. We found forty-eight studies, seven of which aimed to describe research related to High School. The results were tabulated and presented in four tables. The conclusions in the analyzed studies show a good rate of student achievement; teachers' satisfaction in applying the active methodologies with DICT; changes in teachers’ practice; and low number of reports on the use of DICT in the High School teaching and learning processes. Regarding the experience conducted in this study, the results show that was extremely valuable for all parties involved and that it occurred a hybridization process with the application of the traditional teaching methodology together with the active methodologies, with the use of DICT, providing all the research participants a differentiated course dynamic if compared to those previously lived. Our study concludes by pointing out that changes in the educational contexts of Brazilian Technical Education of level medium are feasible as well as that they should be implemented for fostering a learning process that better meets the contemporary students’ needs, but, nevertheless, that this process should take place considering the characteristics of the environment and the context of application
Palavras-chave: Escolas técnicas
Ensino Médio
Aprendizagem - Metodologia
Technical institute
High School
Learning - Methodology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Carvalho, Waldemar José Baptista de. Metodologias ativas no ensino médio concomitante com o ensino profissional e utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação. 2017. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21484
Data do documento: 31-Ago-2018
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Waldemar José Baptista de Carvalho.pdf3,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.