REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21397
Tipo: Dissertação
Título: Narrativas do processo formativo: uma experiência de constituição de grupo colaborativo
Título(s) alternativo(s): Narratives of the formative process: an experience of collaborative group
Autor(es): Marcelino, Bernardete de Lourdes Alvares
Primeiro Orientador: Sousa, Clarilza Prado de
Resumo: O presente estudo realiza uma descrição e análise de uma experiência formativa colaborativa desenvolvida entre coordenador e professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa efetuada em uma escola pública e busca, além disso, desvelar o processo de constituição de grupo colaborativo na tessitura da formação. Focado nas narrativas sobre a experiência vivida pelos envolvidos na experiência formativa, o estudo descreve as estratégias de construção de projetos didáticos com docência compartilhada, evidenciando os procedimentos: roda da conversa e narrativas dos professores. O estudo indica ainda os limites e as possibilidades da construção de um processo formativo colaborativo. Espera-se que, com desenvolvimento desta pesquisa, possa contribuir para que outros coordenadores possam empreender a construção do processo de formação na escola, com o reconhecimento dos profissionais envolvidos na experiência profissional e com maior possibilidade de produzir avanços em sua prática pedagógica respaldados em uma prática narrativa e dialógica
Abstract: The present study performs a description and analysis of the formative experience collaboratively developed between Coordinator and teachers. It is a qualitative research conducted in public school and, in addition, unveiling the formation of collaborative group in tessitura. Focused on stories about the experience lived by those involved in the formative experience, the study describes strategies for construction of educational projects with shared teaching, highlighting the following: talk and narrative autobiographical wheel of teachers. The study indicates the limits, possibilities of building collaborative training process as well as the deployment of strategies that provide shared decencies such as the development of collaborative projects. Expected significant contributions to teaching and construction of the training process at school, with the recognition of the word of the professionals involved whose professional experience provides advances to your pedagogical practice
Palavras-chave: Professores - Formação profissional
Trabalho de grupo na educação
Prática de ensino
Teachers - Occupational training
Group work in education
Student teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Marcelino, Bernardete de Lourdes Alvares. Narrativas do processo formativo: uma experiência de constituição de grupo colaborativo. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21397
Data do documento: 15-Ago-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bernardete de Lourdes Alvares Marcelino.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.